Contra a destruição da Mata Atlântica! #SalveaMataAtlantica

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 15.000!


Sou ativista pelos direitos animais e autora da campanha internacional pelo fim do Festival de Carne de Cachorro de Yulin, que já conta com quase 3 milhões de assinaturas. Peço sua atenção para um caso igualmente urgente: a nossa Mata Atlântica precisa ser salva.

O Ministério do Meio Ambiente, por seu ministro Ricardo Salles, a ‘pedido’ da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), determinou recentemente em despacho que responsáveis por desmatamento da Mata Atlântica até 2008 serão anistiados. Com esse ato, quem tem propriedade rural não precisará mais recuperar a vegetação das margens dos rios, enfraquecendo e praticamente anulando a Lei da Mata Atlântica (Lei n° 11.428, de 22 de dezembro de 2006), no que tange ao monitoramento e controle das áreas de preservação permanente. Essas áreas são essenciais para proteção de rios, lagos e mananciais.

Um dano devastador está por vir, com impacto social severo, pois essa perda irá prejudicar o fornecimento de água potável em várias regiões do país: a vegetação em torno dos rios garante que se recuperem, possibilitando também o equilíbrio do clima, diminuição da temperatura, fornecimento de umidade e renovação do ar.

Segundo dados da Fundação SOS Mata Atlântica, ainda há vestígios deste bioma, que é o mais devastado do país, em 17 estados, e 3.429, dos 5.500 municípios brasileiros, onde vive mais de 70% da população brasileira, que precisa da Mata Atlântica. Essas cidades dependem exclusivamente dela para garantir água a suas populações. Sem a recuperação dessa vegetação e com novos desmatamentos, os rios, que já vêm sendo contaminados por atividades econômicas diversas, principalmente pela atividade agrícola com o uso de agrotóxicos, estarão condenados.   

Assine a petição combatendo esse ataque à Mata Atlântica, garantindo a manutenção da lei e a anulação desse ato. A pressão das grandes corporações, do agronegócio e do setor imobiliário, com a cooperação do governo, não pode resultar em ameaça a populações do nosso país, conflitos, derrubada de vegetação nativa, aniquilando inúmeras espécies de animais, rios e flora!

Salve a Mata Atlântica! Apenas cerca de 12% da cobertura original ainda está preservada, esse bioma tão rico em biodiversidade, de valor inestimável, não pode continuar vulnerável à exploração predatória, apoiada por esse governo ecocida.

Pela Nação Vegana Brasil impulsionaremos este abaixo-assinado. Junte-se a nós, assine e compartilhe esta petição!

Contra a destruição da Mata Atlântica! #SalveaMataAtlantica