Inclusão de Computação na Educação Básica

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 7.500!


Manifesto da SBC pela Inserção de Computação na Educação Básica

A Computação está cada vez mais presente na vida de todos. Os dispositivos capazes de computar estão hoje não somente na mesa do escritório ou nos laboratórios de escolas, mas no nosso bolso, na cozinha, no automóvel, na roupa. Grande parte da informação que a humanidade possui hoje está armazenada digitalmente. Porém, a grande maioria das pessoas não tem conhecimento para acessar e utilizar adequadamente essa informação, se apropriando de todo esse poder computacional para resolver os problemas de seu cotidiano e do seu trabalho. Para poder compreender e usar as ferramentas e tecnologias proporcionadas pela Computação, é necessário que se domine os fundamentos da Computação.

Computação é uma ciência que estuda formas de representação da informação e o processo de  resolução de problemas em si, incluindo tanto o desenvolvimento de técnicas de construção de soluções quanto o de máquinas capazes de executar essas soluções. Essas técnicas desenvolvem não somente a capacidade de construir modelos abstratos (de informação e processos) e sistematizar a solução de problemas, mas também as habilidades de argumentação, análise crítica e trabalho cooperativo.  Por isso, Computação é usada nas outras ciências, na Matemática, Física, Biologia, Línguas, História, Economia, Artes, etc. A área da Computação provê habilidades, conhecimento, ferramentas e máquinas para tornar as pessoas mais capazes de criar e inovar em todas as áreas.

Formação em Computação hoje é comparável à alfabetização no passado. Pessoas que não tem a formação adequada em Computação não compreendem o mundo de hoje (e do futuro), têm menos chances de se expressar, se inserir na sociedade, se empregar, viver com qualidade, utilizar informação em seu benefício. E, consequentemente, o país que não oferece essa formação aos seus cidadãos terá a desigualdade social acentuada e perderá poder econômico, capacidade de produzir ciência e inovar em todas as áreas do conhecimento, assim como desenvolver suas indústrias. Ou seja, tanto do ponto de vista pessoal quanto do país, é imperativo que se insira Computação nas redes escolares do Brasil hoje.

A SBC (Sociedade Brasileira de Computação) acredita que:

  • Computação é essencial na formação do cidadão do século XXI, e portanto deve fazer parte dos currículos de todas as escolas do Brasil;
  • Os fundamentos da Computação (e não tecnologias) devem ser ensinados ao longo da Educação Básica com intencionalidade. Para isso, os objetos de conhecimento e habilidades relacionados à Computação precisam estar bem definidos e disponíveis para toda a rede escolar;
  • Computação deve ser ensinada por professores, independentemente de sua formação, capacitados na área. Essa capacitação pode se dar tanto através de licenciatura específica quanto via treinamento complementar para professores de outras áreas;
  • O ensino de Computação na Educação Básica deve ser entendido como estratégico para o Brasil, tanto para que sua população atinja melhores patamares de qualidade de vida, quanto do ponto de vista econômico, social e científico.


Hoje: Sociedade Brasileira de Computação está contando com você!

Sociedade Brasileira de Computação precisa do seu apoio na petição «Conselho Nacional de Educação (CNE): Inclusão de Computação na Educação Básica». Junte-se agora a Sociedade Brasileira de Computação e mais 6.845 apoiadores.