Diga NÃO à realização da Copa América no Brasil!!!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 150.000!

Com 150.000 assinaturas, esta petição se torna uma das mais assinadas na Change.org!

É inaceitável que a Copa América seja realizada no Brasil neste momento crítico que enfrentamos no País. É uma vergonha, um tapa na cara dos brasileiros, como disse o narrador Luiz Roberto.

Nós, brasileiras e brasileiros, estamos estarrecidos com a notícia anunciada hoje através do Twitter da Conmebol. Não faz sentido que se realize um campeonato de futebol dessa magnitude, com jogos em diversas capitais e uma final no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, com a presença de público. O Brasil não oferece condições para que mais pessoas circulem pelo País. É inadequado, arriscado e extremamente perigoso.

Nesta segunda-feira, após Chile, Equador, Uruguai e Paraguai se recusarem a sediar o torneio e Colômbia e Argentina darem para trás, foi decidido em uma reunião emergencial que o Brasil sediaria a Copa América. Em poucas horas, em tempo record, o Governo Federal respondeu e autorizou o evento. O mesmo Governo que demorou meses para responder às ofertas de vacinas da Pfizer e Coronavac.

Estamos enfrentando a segunda onda do coronavírus com uma previsão desanimadora de terceira onda com a chegada do inverno. O Brasil contabiliza mais de 460 mil mortos, com a previsão de chegar à triste marca de 500 mil mortes nos próximos dias. É o País com mais mortes por Covid-19 da América do Sul e segundo pior cenário da pandemia no mundo. Somente nas últimas 24 horas, registrou 2.012 mortos.

A realização do torneio da Copa América no Brasil neste momento afronta e viola o artigo 196 da Constituição Federal, pois a sua realização aumenta o risco de contaminação pelo coronavírus e pode agravar ainda mais a pandemia da Covid-19 no País. Ameaçando a vida e a saúde de brasileiros e brasileiras. “Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.”

Portanto, pedimos que a Copa América no Brasil seja CANCELADA pelo Governo Federal, CBF e Conmebol.