Chega de crueldade: pelo fim dos fogos direcionados aos pássaros em Cianorte

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 50.000!


Há anos, os pássaros que vivem perto da Igreja Matriz de Cianorte são bombardeados com fogos de artifício, uma crueldade sem tamanho. A justificativa é de que propagam doenças e sujeira, porém, a realidade é diferente e essa é apenas uma desculpa para a crueldade. Assista ao vídeo!

Além dos fogos, são afugentados com cordas, som alto, sinos e repelentes. Os galhos das árvores também já foram cortados e os bombeiros chegaram a disparar jatos d’água em março. Vale lembrar que animais em fuga causam acidentes, principalmente no trânsito.

O local é próximo a uma maternidade, sendo assim, os fogos incomodam também os pacientes, incluindo crianças, além de moradores, muitos idosos. Cianorte é uma cidade dentro de uma floresta, portanto, nós é que estamos no habitat destes animais e devemos respeitá-los!

No dia 26/06 aconteceu uma audiência pública pouco divulgada e sem a participação da comunidade e especialistas, como biólogos. O texto publicado no site da prefeitura conclui o seguinte: Criação de um Plano de Contingência com Protocolo Emergencial que estabelece normas e instruções para uso de rojões. “Seriam fogos de três tiros, que não sobem muito e também não têm barulho estrondoso, soltos em direção às copas das árvores, durante poucos minutos ao entardecer. É uma ação que já se provou exitosa, tanto aqui mesmo, no passado, quanto em outras cidades”.

A cidade possui diversos problemas, entre eles, a poluição e o desmatamento. Enquanto isso, o poder público prefere combater animais inocentes a resolver casos mais urgentes. Assine pela vida e liberdade destes pássaros, não podemos nos calar!