Ação e Prevenção: Integrando Respostas para Catástrofes Naturais com a Sua Colaboração

Abaixo-assinado encerrado

Este abaixo-assinado conseguiu 39 apoiadores!

O problema

Caros Brasileiros,

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) apresentada pelo Senador Alessandro Vieira é um marco na resposta do governo brasileiro às calamidades públicas ambientais. A transferência rápida de recursos federais para o Rio Grande do Sul, que recebeu ampla cobertura da mídia, exemplifica uma ação governamental eficaz em tempos de crise.

Contudo, as catástrofes naturais, como a recente tragédia no Rio Grande do Sul, nos lembram da urgência de não apenas reagir, mas também de prevenir. É hora de agir com uma visão estratégica de longo prazo, investindo em medidas que possam mitigar ou até evitar tais eventos.

O Problema: A falta de integração entre as bases de dados sobre catástrofes naturais limita a eficácia das nossas respostas.

A Solução: Propomos a colaboração entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para integrar essas bases de dados através de APIs, criando pontes digitais para o compartilhamento organizado de informações.

O Resultado: A integração das bases de dados resultará em um sistema unificado e acessível, melhorando a resposta a desastres naturais e fomentando a inovação em setores chave, como o mercado segurador, essencial na redução dos impactos financeiros desses eventos.

Participe com Sugestões: Sua voz é essencial neste movimento. Convidamos todos a enviar sugestões que possam enriquecer nossa proposta. Se você conhece exemplos de integração de dados bem-sucedidos em outros países ou tem ideias para um plano de ação efetivo, compartilhe conosco! Além disso, queremos ouvir como você acredita que podemos nos envolver ativamente na prevenção de catástrofes. Juntos, podemos desenvolver uma estratégia robusta que não apenas responda às crises, mas também as previna. Para enviar suas sugestões e participar das discussões, por favor, junte-se ao nosso grupo do WhatsApp aqui.

Bases de Dados Brasileiras Relevantes:

Atlas de Desastres no Brasil: Visualização estruturada de dados sobre desastres.
Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM): Dados sobre mortalidade, incluindo causadas por desastres.
Anuário de Desastres Naturais: Visão geral dos desastres naturais no Brasil.
Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD): Detalhes sobre ocorrências de desastres naturais.
Observatório - Oswaldo Cruz Foundation: Informações baseadas em decretos de emergência ou calamidade pública.

Assine esta petição, compartilhe suas ideias e convide seus conhecidos a participar. Juntos, podemos proteger nosso país e fazer a diferença. Aja agora e faça parte da mudança!

Importante: Não estamos arrecadando doações. O nosso foco é unicamente a coleta de assinaturas para apoiar a iniciativa de integração de dados, visando uma melhor gestão de desastres naturais no Brasil.

 

Sugestão inicial para um Projeto de Lei.

PROJETO DE LEI Nº , DE ____ DE ___________ DE ______

Dispõe sobre a criação de um macroambiente de inovação aberta para acelerar a implementação de APIs e a integração de bases de dados governamentais sobre catástrofes no Brasil.

O CONGRESSO NACIONAL decreta:

Art. 1º Esta Lei tem por objetivo incentivar a colaboração do governo na estruturação de um macroambiente dedicado à inovação aberta, acelerando a implementação de APIs e a integração de bases de dados governamentais sobre catástrofes no Brasil.

Art. 2º O governo federal deverá:

I - promover a criação de um ambiente de inovação aberta, que permita a colaboração entre diferentes setores da sociedade, incluindo empresas, academia, sociedade civil e órgãos governamentais;

II - acelerar a implementação de APIs que permitam a integração de diferentes bases de dados governamentais, incluindo, mas não se limitando ao "Atlas Digital de Desastres no Brasil", "Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM)", "Anuário de Desastres Naturais", "Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD)" e "Observatório - Oswaldo Cruz Foundation";

III - priorizar a integração de bases de dados relacionadas a catástrofes, a fim de melhorar a capacidade de resposta do país a tais eventos, facilitando a identificação de padrões e tendências, informando estratégias de prevenção e mitigação de desastres.

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Sala das Sessões, em

Deputado(a) _________________________

 

Atualizações do abaixo-assinado