ANEEL: o Brasil precisa de mais acesso e incentivo ao uso de energia solar

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 25.000!

No dia 22/02/19, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), aprovou a abertura de uma audiência pública para debater a revisão da Resolução Normativa 482/2012, que permite que qualquer empresa ou cidadão gere a própria energia. A grande preocupação é que o acesso à energia solar seja dificultado!

Atualmente, muito se discute sobre economia e sustentabilidade, ambos os assuntos diretamente relacionados com o uso da energia solar. Até o momento, o Brasil possui apenas cerca de 54 mil sistemas fotovoltaicos, com potência total de 563 MW, o que é muito pouco. A China, por exemplo, já gera mais de 130 mil MW, e os EUA, mais de 40 mil MW.

A energia solar possui diversos benefícios econômicos e ambientais, entre eles:

- Redução de gastos com energia elétrica;

- Grande potencial de geração de empregos, no campo e nas cidades;

- Movimento da economia local em cidades menores;

- Atração de investimentos externos;

- Energia limpa, renovável e sustentável, com economia de água;

- Contribuição no Acordo de Paris, pela diminuição de gases do efeito estufa.

De acordo com Rodrigo Lopes Sauaia, presidente da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), o sistema atual de subsídios para usuários de energia solar é ideal, segundo ele, as concessionárias de energia estão perdendo dinheiro, e com isso, querem dificultar.

A ANEEL disse que será apresentada uma proposta de revisão dos subsídios atuais, onde tentarão buscar equilíbrio entre os interesses dos usuários e das concessionárias.

Assine esta petição para que os brasileiros lutem pelo direito de produzir a própria energia, contribuindo para sua economia e pelo uso sustentável dela.