0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.500!

Abaixo-assinado contra o projeto de lei Nº 41/2019
que altera o nome do trecho da RJ-085, que liga o Bairro Mantiquira a Barão do Amapá de Estrada Rio D’Ouro para Rodovia Pastor Lourival Machado.

Para: ALERJ

Somos contra a atual redação do Projeto de Lei Nº 41/2019, criada pelo Deputado Estadual ROSENVERG REIS, ação que altera do nome o trecho da RJ-085, que liga o Bairro Mantiquira a Barão do Amapá de Estrada Rio D’ouro para Rodovia Pastor Lourival Machado sob a justificativa de ter atuado como pastor presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Xerém no Estado do Rio de Janeiro, ex-presidente da CEADER - Convenção Evangélica das Assembleias de Deus no Estado do Rio e Conselheiro Vitalício da CPAD - Casa Publicadora das Assembleias de Deus.

VALOR HISTÓRICO PARA A REGIÃO:
A Estrada de Ferro Rio do Ouro foi construída para construir e cuidar dos reservatórios e do abastecimento de parte da cidade do Rio de Janeiro e foi aberta ao tráfego de passageiros em 1883.
Inicialmente saía do Caju e mais tarde (1922) passou a ter como início a estação de Francisco Sá. Depois dessa mudança o seu curso inicial foi alterado e ela passou a acompanhar de muito próximo a linha Auxiliar até a estação de Del Castilho, quando se separavam as linhas. Na estação da Pavuna elas voltavam a se encontrar. O trecho final, até Belford Roxo, era compartilhado com os trens metropolitanos da Auxiliar (depois da Leopoldina) em bitola mista.
Em 1970 os trens da Rio de Ouro, ainda a vapor, embora tenham sido feito testes com locomotivas diesel, deixaram de circular. A Rio de Ouro, encampada pela Central do Brasil em 1928, tinha vários ramais e três deles sobreviveram como trens de subúrbio até a mesma época da desativação da linha-tronco: os ramais de Xerém, do Tinguá e de São Pedro (Jaceruba). Parte de sua linha-tronco foi utilizada na construção da linha 2 do metrô do Rio de Janeiro.
RAMAL DE JACERUBA: O ramal de São Pedro, posteriormente Ramal de Jaceruba, foi aberto provavelmente já em 1883, com a linha principal da E. F. Rio D'Ouro. Saía da estação de Belford Roxo e seguia até a localidade de São Pedro (Jaceruba).
Passou a transportar passageiros e fechou sua linha em 1970. Foi a última linha da Rio de Ouro a fechar.
RAMAL DE XERÉM: O ramal de Xerém foi aberto provavelmente já em 1883, com a linha principal da E. F. Rio D'Ouro. Saía da estação de Belford Roxo e seguia até a localidade de Xerém.
Passou a transportar passageiros e fechou sua linha em maio de 1969, quando correu o último trem de passageiros.
RAMAL DE TINGUÁ: O ramal do Tinguá foi aberto provavelmente já em 1883, com a linha principal da E. F. Rio D'Ouro. Saía da estação de José Bulhões (Cava) e seguia até a localidade de Tinguá.
Passou a transportar passageiros e fechou suas linhas em 1964.

Considerando o valor histórico que a Estrada Rio D’Ouro representou e representa para as atuais e novas gerações, objeto de orgulho para a região ao longo do seu trajeto, a comunidade de Xerém e entorno, embora reconheçam o inestimado trabalho executado pelo morador e religioso atuante Pr Lourival Machado, a comunidade não concorda com a referida homenagem, pois entende-se que trata-se de um reconhecimento da comunidade local e não reconhecida por toda a região influenciada pela história outrora existente da referida estrada e aceita pela comunidade manifesto nesta lista de assinaturas anexa. Vimos pela mesma expressar nosso desacordo com o referido projeto de lei nesta citado e pedimos a suspensão imediata do projeto de lei Nº 41/2019

Em complemento referenciamos que o homenageado já foi objeto de reconhecimento público, através do registro nominal em uma unidade de saúde atualmente funcionando, o Centro de Diagnóstico Laboratorial do CRAESM – Xerém-Espaço Pr. Lourival Machado.

Hoje: Priscila está contando com você!

Priscila Penna precisa do seu apoio na petição «Alerj: Contra alteração do nome da Estrada Rio D’Ouro para Rodovia Pastor Lourival Machado,RJ-085». Junte-se agora a Priscila e mais 1.115 apoiadores.