Vitória

PELA ABERTURA DA ESTRADA PARQUE 421

Este abaixo-assinado foi vitorioso com 262 apoiadores!

Moção de Repúdio e apoio a Estrada Parque. Moção de repúdio a interdição da abertura de uma estrada parque que cruza o parque estadual de Guajará Mirim Ligando o Nova Mamoré ao Distrito de Jacinópolis e conseqüentemente ao Centro do Estado de Rondônia. Trecho 11,5 Km (onze quilômetros e meio) de estrada. Decisão proferida pelo Ministério Público Federal e Tribunal Regional Federal de Rondônia- Primeira Região. O povo de Nova Mamoré e Guajará Mirim, por meio de suas entidades representativas, FETAGRO – Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia, STTRs - Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Nova Mamoré e Guajará Mirim, Diocese de Guajará-Mirim, associações rurais dos dois municípios (Guajará Mirim e Nova Mamoré), e população em geral vêm, por meio desta moção, repudiar e reivindicar a abertura da estrada parque que liga Nova Mamoré ao Distrito de Jacinópolis, bem como por conseqüência Liga os dois municípios (Guajará Mirim e Nova Mamoré) ao Centro do Estado de Rondônia, dando condições de escoamento de produção e chegada de mercadoria principalmente gêneros alimentícios, combustível e água potável. No que tange a agricultura familiar, o escoamento de produção agrícola, pecuária, café e leite e seus derivados, estão causando prejuízos incalculáveis. No que se refere à chegada de alimentos aos supermercados tem causado aumento absurdo nos preços de gêneros alimentícios, e a falta de gás de cozinha, água potável tem sido desesperador. Estes problemas foram causados e agravados com as enchentes do Rio Madeira que bloqueou com água os acessos normais via BR 425 e alagamento do Rio Mutum Paraná (http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2014/02/guajara-mirim-e-nova-mamore-em-ro-ficam-isoladas-por-causa-da-cheia.html)
A rede hidrográfica de Rondônia é representada pelo Rio Madeira e seus afluentes, que formam oito bacias significativas: Bacia do Guaporé, Bacia do Mamoré, Bacia do Abunã, Bacia do Mutum-Paraná, Bacia do Jacy-Paraná, Bacia do Jamari, Bacia do Ji-Paraná e Bacia do Aripuanã. O Rio Madeira, principal afluente do Rio Amazonas, tem 1.700 km de extensão em território brasileiro e vazão média de 23.000 m³ por segundo. É formado pelos rios Guaporé, Mamoré e Beni, originários dos planaltos andinos, e apresenta dois trechos distintos em seu curso, denominados Alto e Baixo Madeira. O primeiro trecho, de 360 km, até as proximidades da cidade de Porto Velho. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Hidrografia_de_Rond%C3%B4nia). Por tudo o alagamento interditou a BR 425 e como paliativo o DER apoia o tráfego via estrada do Bandeirante que tem, em média, 220 km (duzentos e vinte) de estrada de chão em condições de difícil tráfego por razões de barros, morros e estradas esburacadas chegando demorar cerca de 10 (dez) horas em veículos pequenos e o dobro em caminhões carregados. (condições desumana para a época em que vivemos).
O próprio Ministério Público Estadual já denunciou que o represamento realizados pelas usinas Santo Antonio e Girau causaram esses grandes alagamentos. (Ambiente - MP do Estado alertou e denunciou impactos que provocam cheia do Madeira - http://www.guajaranoticias.com.br/index.php?secao=noticias&cid=22&id=7968).
PELA ABERTURA DA ESTRADA PARQUE: Uma das vias alternativa e de baixo custo para tráfego é a abertura da estada que cruza o Parque Estadual de Guajará Mirim. Tendo seu aceso pela linha “D” ou 421, cujo percurso são apenas 11,5 Km (onze quilômetros e meio) de estrada.
A vantagem está explícita: acesso ao Distrito de Jacinópolis, que pertence ao Município de Nova Mamoré; Acesso ao Centro do Estado dando condições de escoamento da produção e recebimento de mercadorias de consumo, bem como, turistas que ajudam a desenvolver a região;
Moção de Repúdio e apoio a Estrada Parque, FETAGRO – Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia, STTRs - Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras
dgmcoordenacao@gmail.com

Hoje: Ir.Aparecida Nazareth de Andrade está contando com você!

Ir.Aparecida Nazareth de Andrade Maringá-PR precisa do seu apoio na petição «Acir Marcos Gurgacz: PELA ABERTURA DA ESTRADA PARQUE 421». Junte-se agora a Ir.Aparecida Nazareth de Andrade e mais 261 apoiadores.