Abrir Centro de Zoonose em Londrina

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.000!


Cidadãos comuns e ONGs já pedem há tempos apoio para a criação do Centro de Zoonose em Londrina. A cidade possui milhares de animais na rua, as pessoas não castram, não cuidam e só abandonam mais. Isso contribui com maus tratos e doenças e a situação apenas se agrava.

Pode não parecer um assunto importante para quem não convive com animais, porém, esses animais na rua, além de sofrer, podem transmitir doenças fatais para outras espécies e inclusive humanos, como: raiva, leishmaniose, leptospirose, brucelose, cisticercose, tuberculose, várias parasitoses, psitacose etc.

Em 01 de Janeiro de 2010 foi divulgado no site da Prefeitura de Londrina: "[...] Quanto ao Centro de Zoonoses, a Prefeitura de Londrina já estabeleceu uma parceria com a UEL, para viabilizar o Centro de Saúde Animal. O projeto está sendo finalizado e, dentro de alguns dias, será apresentado à sociedade".

Em 02 de Janeiro de 2012, a Apipa divulgou: "[...] 30 mil animais estão abandonados nas ruas de Londrina (PR), calcula ONG. [...] Segundo o secretário municipal de Ambiente de Londrina, José Novaes Faraco, o prédio de Zoonoses deverá ficar pronto em dez dias. [...] O prédio terá um canil com capacidade para abrigar 500 animais abandonados e, segundo Faraco, as instalações são de última geração para o atendimento clínico".

O site da Bonde News em 03 de Julho de 2015 publicou: "Começa a ser debatido pelo Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná [...] o projeto de lei nº 267/15, do deputado Wilmar Reichembach (PSC), propondo a implantação de centros de zoonoses nos municípios [...] entre eles Londrina. O objetivo, segundo Reichembach, é controlar o número de cães e gatos nas cidades, proteger animais domésticos que sofrem maus tratos e também inibir a disseminação de pragas e doenças que envolvem essas populações e podem atingir humanos".

Em 09 de Julho de 2018, a Folha de Londrina divulgou: "Castramóvel deve começar a rodar em Londrina em até 90 dias, mas Centro de Zoonoses nem projeto tem. [...] O projeto do Centro de Zoonoses ainda não ficou pronto, mas a previsão é que em até 30 dias esteja concluído".

Em reuniões recentes com o atual prefeito, a ADA informou que já possui o terreno pronto, mas mesmo assim estão sem resposta.

Por favor, ajudem a melhorar a situação dos animais e consequentemente de nós cidadãos de Londrina assinando e compartilhando!