

ABAIXO-ASSINADO PÚBLICO À SABESP E AO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
O problema
ABAIXO-ASSINADO PÚBLICO
AO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO, À SABESP E DEMAIS AUTORIDADES COMPETENTES
Nós, moradores do município de Taquarituba/SP, vimos, por meio deste abaixo-assinado, manifestar nossa profunda insatisfação e indignação com o precário fornecimento e abastecimento de água realizado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), que tem afetado diretamente o nosso direito fundamental a uma vida digna e saudável.
DOS PROBLEMAS ENFRENTADOS
O fornecimento de água tem sido intermitente e irregular, deixando muitas residências sem o abastecimento básico durante longos períodos, o que compromete a higiene pessoal, a limpeza dos ambientes e a saúde pública da população.
Quando o abastecimento é restabelecido, a qualidade da água está visivelmente comprometida, apresentando coloração turva, odor forte e sabor de barro, o que torna o líquido impróprio para consumo humano.
Tal situação, além de gerar graves riscos à saúde pública, fere o artigo 4º da Lei nº 11.445/2007, que assegura o fornecimento de água potável como parte integrante dos serviços de saneamento básico de qualidade e de forma contínua.
DA GRAVIDADE DA SITUAÇÃO
A situação atual é insustentável. A água, bem essencial para a vida, tem chegado às torneiras de forma precária, obrigando os moradores a buscar alternativas que muitas vezes são inviáveis financeiramente, como a compra constante de água mineral. Além disso, famílias com crianças, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade são as mais afetadas, agravando as desigualdades sociais.
DOS PEDIDOS À SABESP E AUTORIDADES COMPETENTES
Diante do exposto, solicitamos com máxima urgência que:
Sejam tomadas medidas imediatas para garantir o fornecimento regular e contínuo de água no município de Taquarituba, eliminando os constantes cortes e interrupções;
Seja realizada uma análise técnica rigorosa e transparente da qualidade da água distribuída, com a devida divulgação dos resultados à população;
Sejam implementadas melhorias estruturais na rede de abastecimento para corrigir os problemas que têm resultado na entrega de água com coloração, odor e sabor impróprios para consumo;
Haja maior transparência e diálogo por parte da SABESP com a população local, explicando as causas dos problemas e as ações corretivas que serão tomadas.
Acreditamos que o fornecimento de água de qualidade é um direito inalienável de todo cidadão e exigimos que a SABESP cumpra com suas responsabilidades legais e contratuais no fornecimento deste serviço essencial.
Convidamos todos os moradores de Taquarituba e cidadãos preocupados com a saúde pública e a qualidade de vida a assinarem este abaixo-assinado, reforçando a urgência de medidas para resolver este grave problema.
904
O problema
ABAIXO-ASSINADO PÚBLICO
AO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO, À SABESP E DEMAIS AUTORIDADES COMPETENTES
Nós, moradores do município de Taquarituba/SP, vimos, por meio deste abaixo-assinado, manifestar nossa profunda insatisfação e indignação com o precário fornecimento e abastecimento de água realizado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), que tem afetado diretamente o nosso direito fundamental a uma vida digna e saudável.
DOS PROBLEMAS ENFRENTADOS
O fornecimento de água tem sido intermitente e irregular, deixando muitas residências sem o abastecimento básico durante longos períodos, o que compromete a higiene pessoal, a limpeza dos ambientes e a saúde pública da população.
Quando o abastecimento é restabelecido, a qualidade da água está visivelmente comprometida, apresentando coloração turva, odor forte e sabor de barro, o que torna o líquido impróprio para consumo humano.
Tal situação, além de gerar graves riscos à saúde pública, fere o artigo 4º da Lei nº 11.445/2007, que assegura o fornecimento de água potável como parte integrante dos serviços de saneamento básico de qualidade e de forma contínua.
DA GRAVIDADE DA SITUAÇÃO
A situação atual é insustentável. A água, bem essencial para a vida, tem chegado às torneiras de forma precária, obrigando os moradores a buscar alternativas que muitas vezes são inviáveis financeiramente, como a compra constante de água mineral. Além disso, famílias com crianças, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade são as mais afetadas, agravando as desigualdades sociais.
DOS PEDIDOS À SABESP E AUTORIDADES COMPETENTES
Diante do exposto, solicitamos com máxima urgência que:
Sejam tomadas medidas imediatas para garantir o fornecimento regular e contínuo de água no município de Taquarituba, eliminando os constantes cortes e interrupções;
Seja realizada uma análise técnica rigorosa e transparente da qualidade da água distribuída, com a devida divulgação dos resultados à população;
Sejam implementadas melhorias estruturais na rede de abastecimento para corrigir os problemas que têm resultado na entrega de água com coloração, odor e sabor impróprios para consumo;
Haja maior transparência e diálogo por parte da SABESP com a população local, explicando as causas dos problemas e as ações corretivas que serão tomadas.
Acreditamos que o fornecimento de água de qualidade é um direito inalienável de todo cidadão e exigimos que a SABESP cumpra com suas responsabilidades legais e contratuais no fornecimento deste serviço essencial.
Convidamos todos os moradores de Taquarituba e cidadãos preocupados com a saúde pública e a qualidade de vida a assinarem este abaixo-assinado, reforçando a urgência de medidas para resolver este grave problema.
Atualizações do abaixo-assinado
Compartilhar este abaixo-assinado
Abaixo-assinado criado em 20 de dezembro de 2024