Nordeste Independente

0 have signed. Let’s get to 500!


Essa petição tem como objetivo propor aos governadores dos estados da região nordeste do Brasil (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) a realização de plesbiscito com o fim de separar os estados do nordeste do resto do Brasil. Essa petição é um movimento pacífico e organizado que examina possibilidades de independência e melhorias no território nordestino.

“O Brasil nunca encontrou uma solução para o problema nordestino, porque não tem interesse nisso, mas nós poderíamos encontrar”, diz Jaques Ribemboim, fundador do grupo GESNI (Grupo de Estudos para o Nordeste Independente), economista e professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. Ribemboim é mestre pela University College London e doutor em economia pela UFPE.

Também conhecido como Movimento Nordeste, o Gesni tem como objetivo a autodeterminação de uma área da região nordestina. Para o grupo, o Brasil contemporâneo sempre adotou políticas com o intuito de proteção às empresas do Sudeste, o que prejudicou o consumo do povo nordestino. Um dos livros que alicerçam as ideias da entidade separatistas é “Nordeste Independente”, de autoria de Ribemboim.

Nesta obra, são apresentados os motivos da ideia de separatismo no Nordeste, que englobam a vontade natural de separatismo na história de diversas nações, a autodeterminação do povo nordestino e o favorecimento econômico e político e concentração de renda nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, entre outras questões.

O atual presidente do estado Brasileiro Jair Bolsonaro, mostrou desde cedo  descaso para com o povo nordestino, com os direitos da mulher e os direitos da população LGBTQI+, portanto fica claro a necessidade da separação do Nordeste do resto do País. Nesse momento o desenvolvimento do Nordeste deve estar a frente das nossa prioridades e separar o Nordeste é uma das principais medidas para que possamos alavancar a economia e a qualidade de vida do Nordestino.