Vitória

Estudo Proibindo uso de Fogos de Artifício COM Estampido, na Cidade de Marau

Este abaixo-assinado foi vitorioso com 2.541 apoiadores!

ANTES DE MAIS NADA NÃO É SOMENTE DE CUNHO ANIMAL. O objetivo do abaixo assinado, é buscar fomentar a criação de um projeto que PROÍBA o uso de foguetes COM estampido no município (não se trata  de proibir os fogos com efeito visual, sem barulho), assim garantir a saúde e o bem-estar de idosos, crianças, doentes, pessoas com deficiência e autistas, além de preservar os direitos dos animais.

Afinal, fogos com efeito visual sem causar estampido já estão em comercialização o valor é semelhante ao com estampido. Podendo ter um efeito bonito sem o estouro que por muitas vezes acaba trazendo danos as pessoas com problemas de saúde, animais, autistas, além de crianças de colo e idosos, que muitas vezes se assustam com o barulho.

Lei semelhante já existe em vários municípios brasileiros, tais como Sorocaba, Lages, Uruguaiana, Campinas, bem como uma proposição para criação de uma lei federal.

Não vamos pensar somente na nossa diversão e sim que existe PESSOAS enfermas, deficientes, animais entre outros que se assustam com o estampido, apoie esta idéia e assim podemos fazer a diferença.

Abaixo Maiores motivos para uma proibição:

"A queima de fogos de artifício causa traumas irreversíveis a pessoas com problemas cardíacos, autistas, sensíveis com alguma necessidade especial, bem como danos ambientais aos animais, especialmente aqueles dotados de sensibilidade auditiva. Em alguns casos, os cães se debatem presos às coleiras até a morte por asfixia. Os gatos sofrem severas alterações cardíacas com as explosões e os pássaros têm a saúde muito afetada.
Dezenas de mortes, enforcamentos em coleiras, fugas desesperadas, quedas de janelas, automutilação, distúrbios digestivos, acontecem na passagem do ano, porque o barulho excessivo para os cães é insuportável, muitas vezes enlouquecedor.
Os animais que não estão habituados ao barulho ou sons intensos geralmente reagem mal aos fogos de artifício. Alguns cães mostram-se incomodados, mas outros podem mesmo desenvolver fobias e entrar em pânico.
Além de trazerem riscos aos animais, que são  reféns do uso dos fogos, estes artefatos podem causar danos irreversíveis às pessoas que os manipulam. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT, nos últimos vinte anos, foram registrados 122 óbitos por acidentes com fogos de artifício, sendo que 23,8% dos acidentados eram menores de 18 anos.
Dados do Ministério da Saúde apontam que mais de 7000 pessoas, nos últimos anos, sofreram lesões em resultado ao uso de fogos. Os atendimentos hospitalares decorrentes dividem-se da seguinte forma: 70% provocados por queimaduras, 20% por lesões com lacerações e cortes; e 10% por amputações de membros superiores, lesões de córnea, perda de visão, lesões do pavilhão auditivo e até perda de audição."

O Abaixo Assinado não tem como objetivo acabar com os espetáculos e festejos realizados com fogos de artifícios, apenas visa proibir que sejam utilizados artefatos que causem barulho, estampido e explosões de solo, causando risco à vida humana e dos animais. O benefício do espetáculo dos fogos de artifício é visual e é conseguido com o uso de artigos pirotécnicos sem estampido, também conhecidos como fogos de vista.

Hoje: Samuel está contando com você!

Samuel Bisolo precisa do seu apoio na petição «Vereadores: Estudo Proibindo o uso de Fogos de Artifício COM Estampido, na Cidade de Marau». Junte-se agora a Samuel e mais 2.540 apoiadores.