
Proibição da comercialização e uso de fogos de artifícios com ESTAMPIDO em Piracicaba

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 10.000!

Esse abaixo assinado tem por objetivo proibir o comércio e o uso de fogos de artifícios com estampido/barulho ( rojões,morteiros, bombas, etc), artefatos pirotécnicos com barulho e causar punição no caso de descumprimento na cidade de Piracicaba.
Os fogos de artifícios com estampidos provocam medo e estresse aos animais devido a maior sensibilidade na audição, quem tem animal consegue perceber a situação de desespero, medo, tremedeira, respiração e coração mais acelerado, colocar música, algodão no ouvido, no meu caso não resolveu, pois o barulho é muito alto, parece que os rojões/fogos estão em nossos quintais. Quando cito animais os mais comuns/domesticados são os gatos e cachorros, mais existem outros animais que sofrem e podem vir a óbito também como os pássaros, cavalos, e tantos outros animais que sofrem com o barulho, que causam a fuga desses animais e atropelamentos.
Segundo a veterinária Shelly Oliveira ( a Tribuna), o estresse desencadeado pelo barulho dos fogos, em casos mais graves, pode desencandear convulsões ou desmaios. Depende do animal, mas não é incomum casos do tipo, principalmente para os que ja têm epilepsia ou problemas do coração. Os animais com esses históricos podem ainda ficar mais agitados e com falta de ar . Ainda em função do estresse, os animais podem desencadear episódios de vômito e diarréia.
Além de afetar os animais, causando pânico e levando os animais a se ferirem, os fogos de artifício com ruído prejudicam a audição de bebês e afetam crianças, idosos e pessoas com autismo, podendo chegar a causar convulsões e crises e também afeta o meio ambiente. Na verdade o barulho é estressante para qualquer um.
Os fogos são responsáveis por acidentes dos mais variados tipo, também podem provocar lesões leves como queimaduras, mas dependendo da potência podem provocar a amputação de dedos e até a própria mão , segundo o Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão Carlos Fernandes).
A maior vítima em acidentes são as crianças.
Segundo dados do Ministério da Saúde 15% dos acidentes com fogos de artifício levam a óbito de pessoas, 70% causam queimaduras, 20% lacerações e cortes e 10% amputações de membros superiores.
O Meio Ambiente também fica prejudicado com a poluição sonora e com resíduos que os fogos deixam no ar. Milhares de partículas de dióxido de carbono (CO2) são espalhadas pelo ar e assim aumentam as emissões para a atmosfera.
O material utilizado para fazer fogos é dificilmente reciclável, as substâncias tóxicas dificultam o processo, pois seu manuseio pode ser danoso a saúde. Um fogo de artifício é composto basicamente por pólvora (mistura de enxofre, carvão e salitre ('nitrato de potássio') e mais alguns elementos químicos adicionado aos fogos para dar a cor são o sódio (cor amarelo),Bário(cor verde), potássio( cor Azul), cobre ( cor Verde) , Estrônico ( cor vermelho). Assim ocorre a poluição ao Meio Ambiente .
Os fogos de artifícios com estampido podem ser trocados por fogos de artifícios SEM ESTAMPIDO, onde a única e principal diferença será o BARULHO. O objetivo da queima de fogos é VISUAL e não SONORO ninguém vai a uma queima de fogos para ouvir o barulho estressante causado por esses fogos, rojões, bombas ou artefatos pirotécnicos. .
Os comerciantes não serão afetados, pois vão comercializar os fogos/rojões e demais artefatos sem estampido, que promovem um lindo espetáculo e não produzem BARULHO, assim como a cidade em suas festividades também não será prejudicada, se esta festividade ocorrer durante o dia, faz um show musical, isso é uma tendência que vai ocorrer em todas as cidades e vão ter que se adaptar, pois já existe também movimentos de abaixo assinado para proibição de fabricação desses fogos/rojões no Estado de SP. Nas cidades de Ubatuba, São Manuel,Porto Alegre, Campinas, a lei já foi sancionada e tantas outras cidades estão seguindo o mesmo caminho.
Dessa forma as crianças,os autistas, os idosos, os animais, e nós mesmos seríamos protegidos por essa poluição sonora.
O Projeto de Lei Complementar que propõe a proibição de fogos de artifícios com estampido em Piracicaba de autoria do Vereador Marcos Abdala foi retirada de tramitação por ele mesmo, segundo a assessoria parlamentar depois de audiência pública realizada em 26/10/17, foi retirada para fazer adequações no texto. As comissões Legislativa, Justiça e Redação tinha dado parecer favorável ao projeto, mas a comissão do Meio Ambiente deu parecer contrário( não concordou com o projeto daquela forma).
Sendo assim solicitamos que seja criada a Lei Municipal que proíba a comercialização e uso de fogos de artifícios e artefatos pirotécnicos com estampido em nosso Município, e no caso de descumprimento que ocorra a punição.
Complete sua assinatura
0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 10.000!