Petition update

Atualizações sobre o Manifesto Upiá e próximas ações

Hugo Horácio Duarte
Florianopolis, Brazil

Jul 20, 2021 — 

Olá a todes


Este e-mail tem como objetivo abrir caminhos para as ações que serão feitas a partir do Manifesto Upiá que já conta com 344 assinaturas. Foi enviado um e-mail em agosto do ano passado ao departamento em cópia para o CEART e UDESC sobre as reivindicações do manifesto. Passando quase um ano, esse e-mail não foi respondido. Consequentemente, o Coletivo Muvuca teve que enviar outro e-mail lembrando que racismo é crime e se nada fosse feito, a Instituição seria levada à OAB. Com isso, foi marcada uma reunião de urgência (que foi gravada) com o departamento, docentes do NDE, representantes do CEART e UDESC. 

Essa reunião foi um pouco conflituosa. Porém, como dito na reunião, conflitos são necessários, principalmente pelo longo histórico de desrespeito que o design UDESC tem com a causa racial. Representantes do CEART e UDESC permaneceram abertos às reivindicações do início ao fim da reunião. A maioria dos docentes que formam o NDE se abstiveram da fala, mas de um modo geral parecem abertos. O NUDHA elencou medidas a serem tomadas que vão de encontro aos objetivos do manifesto, são elas:  

• Intervenção curricular político, didático e pedagógico numa parceria entre NDE, NUDHA e representação estudantil; 


• Formação e letramento em diversidades para os docentes. 

Essas são ações de curto, médio e longo prazo. Ao final da reunião ficou combinado que o NDE iria se reunir na semana passada para discutir sobre as ações sugeridas e que nessa semana se reuniria com o NUDHA para debatê-las (reunião ainda não foi marcada). Depois dessa reunião com o NUDHA enviaremos outro e-mail dizendo os rumos que irá se tomar. 

Livros: 
Os livros foram pedidos pelos docentes responsáveis, porém, o Coletivo Muvuca ficou acompanhando o processo. Os livros nacionais já foram comprados (lista no link abaixo) e se encontram na BU, o Coletivo já reenviou a lista com os livros importados para o novo edital que abriu esse ano. Quando forem comprados, avisaremos.  

Esperamos que esse e-mail abra caminhos entre estudantes e docentes do design para horizontalizar cada vez mais nossa comunicação e ações. 

Link da lista dos livros adquiridos

Boa semana a todes! 
Coletivo Muvuca  


Keep fighting for people power!

Politicians and rich CEOs shouldn't make all the decisions. Today we ask you to help keep Change.org free and independent. Our job as a public benefit company is to help petitions like this one fight back and get heard. If everyone who saw this chipped in monthly we'd secure Change.org's future today. Help us hold the powerful to account. Can you spare a minute to become a member today?

I'll power Change with $5 monthlyPayment method

Discussion

Please enter a comment.

We were unable to post your comment. Please try again.