Vitória

Uber em Botucatu já! #UberEmBotucatuJá

Este abaixo-assinado foi vitorioso com 829 apoiadores!

O caótico trânsito de Botucatu é resultado da renda média relativamente alta da população (tem carro porque pode, não anda de transporte público porque não precisa) e do poder público que, há tempos, não sabe administrar o trânsito da cidade. Porém, há uma solução: o aplicativo de táxis particulares Uber, uma nova e eficiente alternativa para os poucos e caros táxis da cidade e para os ônibus ineficientes, que atrasam e quebram constantemente.

Bondes e VLTs são inviáveis na maior parte da cidade, assim como as ciclovias. Devido ao relevo e à degradação das calçadas da cidade, até andar a pé é difícil.

O Uber é um meio livre, dinâmico e efetivo de transporte. Muitas pessoas que perderiam tempo e passariam raiva com outros meios de transporte poderão usar o Uber para se locomover pela cidade, deixando seus carros em casa.

Botucatu já era cotada como uma possível cidade a ser contemplada com o aplicativo. Em 2016 motoristas da cidade receberam convites para se cadastrar no aplicativo, mas até agora não teve nenhuma novidade.

Motoristas não faltarão: em Botucatu há um veículo para cada três habitantes, taxa maior que capitais como Recife e Fortaleza, que a propósito já têm Uber. Com as demissões em massa que ocorreram recentemente na cidade, principalmente no segundo setor (o industrial), vários desempregados poderão se tornar motoristas de Uber.

O principal atrativo da cidade é a UNESP, que além da faculdade tem também um hospital e um pronto-socorro. Sendo o campus imenso, o Uber poderá ser usado tanto para ir e voltar da UNESP quanto para se locomover dentro do campus.

Uma grande dificuldade para os botucatuenses é encontrar vagas de carro, principalmente no centro da cidade e em áreas comerciais, como a rua Amando de Barros. Os funcionários que o diga! A dificuldade de estacionar é tamanha que é até um ponto a ser considerado em contratações; com o Uber, os funcionários poderão pegar táxis para irem e voltarem do serviço, desafogando as vagas nas ruas e estacionamentos.

A cidade tem uma cena turística forte: tanto com pontos turísticos urbanos, como a Catedral, a Pinacoteca e as inúmeras praças e igrejas, como também rurais, como a Base da Nuvem, a Fazenda Lageado e o Gigante Deitado. Muitos habitantes não sabem o trajeto para chegar a esses locais, por isso o Uber será muito importante.

Também há uma relevante migração pendular de cidades próximas para Botucatu, como Itatinga e Pardinho, e distritos da própria cidade, como Rubião Júnior e Vitoriana.

Na educação, a maior parte das escolas particulares e algumas públicas se reúne no centro da cidade, dificultando a locomoção de estudantes que moram em locais mais afastados. O aplicativo facilitará o acesso e até mesmo estimulará a matrícula de mais estudantes.

No esporte, o ginásio municipal da cidade é afastado do centro da cidade, atrapalhando a popularização do futsal em Botucatu. Afastado também é o primeiro shopping da cidade, necessitando de trafegar por uma estrada para poder chegar no prédio. O Uber, além de propiciar um maior público nos jogos do ginásio, aumentará as vendas do shopping.

Dentre todas as cidades brasileiras no aplicativo, 16 têm população menor que Botucatu, como por exemplo Itapipoca (56 mil), Porto Seguro (80 mil) e Paulo Afonso (93 mil).

Por todos esses motivos, estamos realizando um abaixo assinado que será enviado para a sede da empresa em São Paulo. A empresa já demonstrou interesse na nossa cidade, por isso assine e contribua com o trânsito de Botucatu!

Apoiadores:

Movimento Vem pra Rua - ABC Paulista

Subprefeito Paulo Mathias (PSDB) - São Paulo (filiado ao MBL)

Giovanni Mockus (REDE) - Botucatu

Vereadora Carol Gomes (PSDB) – Rio Claro

Vereador JP Miranda (PSDB) - Sorocaba

Vereador Kiko Beloni (PSB) - Valinhos

Vinicius Rodrigues (LIVRES) - Sorocaba

Ricardo Mellão (NOVO) - São Paulo

Thiago Ribeiro (RenovaBR) - São Paulo

Domenico Spano (PSL) - São Paulo

Daniel Duque (Livres) - Rio de Janeiro

Thiago de Souza - Os Marcheiros

Isabel Rossi Conte - presidente do Conselho da Mulher de Botucatu

José Conte - editor-chefe do jornal Cidade Botucatu

Lucas Sampaio - MBL Monguaguá

Movimento Endireita Pará

Fanpage Capitalista Morena

Fanpage Desordem Espontânea

Fanpage Ismael Brasilino

Hoje: Liberdade Botucatu está contando com você!

Liberdade Botucatu precisa do seu apoio na petição «Uber Brasil: Uber em Botucatu já! #UberEmBotucatuJá». Junte-se agora a Liberdade Botucatu e mais 828 apoiadores.