TURISMO SUSTENTÁVEL EM PENEDO JÁ! CONTRA O PROJETO ILEGAL DO TERMINAL DE ÔNIBUS TURÍSTICO

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 5.000!

A Prefeitura Municipal de Itatiaia, em conjunto com a Câmara de Vereadores e empresários oportunistas de fora da região, estão tentando aprovar a toque de caixa um projeto de grande impacto em nosso bairro, na Serrinha do Alambari e na região de Visconde de Mauá. Porém, a comunidade jamais foi comunicada, muito menos consultada.

Para que se construa um terminal rodoviário turístico, com capacidade para 60 ônibus na entrada de Penedo, o processo tem que ser muito mais cuidadoso. Além de audiências públicas e participação da comunidade, uma construção de tal porte exige estudos de impacto ambiental e de carga turística que garanta um desenvolvimento sustentável de nosso bairro e região.

Este projeto, além de não atender a nenhum dos itens acima, não considera que já existem 2 terminais rodoviários próximos - um em Resende e outro em Itatiaia - que já atendem a essa necessidade.

A verdadeira finalidade deste projeto é a concessão de 30 anos de todo tipo de transportes ligados ao turismo de excursão, tais como: ônibus; micro-ônibus; vans; trenzinhos; quadriciclos, jipes etc. Esse turismo de larga escala é totalmente inadequado para o porte de nossa região, atendendo exclusivamente a interesses altamente suspeitos de uma empresa de fachada de Cabo Frio.

SUA INTENÇÃO É APENAS EXPLORATÓRIA, SEM NENHUMA PREOCUPAÇÃO COM O FUTURO E A QUALIDADE DE VIDA EM NOSSA REGIÃO.

Esse projeto NÃO interessa à comunidade de Penedo nem às da Serrinha do Alambari e Visconde de Mauá, que serão duramente afetadas. O excesso de fluxo turístico nos finais de semana, com o atual número de visitantes, já causa engarrafamentos, lixo, poluição visual e sonora e queda na qualidade dos serviços prestados. E COM ESSE TERMINAL A SITUAÇÃO VAI PIORAR. SERÁ O CAOS TOTAL!

O real problema é que existe um número máximo de pessoas que nossa região comporta, e esse número já extrapola em épocas de alta temporada e feriados, tendo em vista que a região carece de infraestrutura básica, administração pública e da iniciativa privada – banheiros públicos, saneamento básico, calçadas e abastecimento de água e luz adequados –, resultando na degradação do espaço urbano e do nosso rico patrimônio ambiental.

Corremos o risco de agonizar em meio à falta total de planejamento e ao triunfo da pura ambição daqueles que no fundo não têm nenhum amor por nossa região. Visam apenas o lucro a qualquer custo.

NOSSA REGIÃO RECEBE DE BRAÇOS ABERTOS TODO TIPO DE TURISTA, MAS A NOSSA LUTA POR UM TURISMO SUSTENTAVEL SERA INCANSAVEL.

POR ISSO SOMOS ABSOLUTAMENTE CONTRA O PROJETO DESTE TERMINAL RODOVIARIO, FEITO SEM NENHUM ESTUDO TECNICO URBANISTICO E AMBIENTAL, E SEM NENHUM ENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE.

Se você ama Penedo e nossa região, apoie nossa causa e peça ajuda a todos que conheça.