Confirmed victory

Requer ao TSE a Implantação do Papelzinho de Contraprova ("Paper Track") da Votação em Urna Eletrônica

O "Paper Track" ou papelzinho de votação eletrônica confere ao processo de votação em urna eletrônica, no Brasil, um recurso de comprovação física de votação, de modo a conferir mais segurança na fase de totalização dos votos. O recurso de prova física já é utilizado em todos os países que se valem da votação eletrônica, como México, Peru e outros. No Brasil, ainda não é usado, malgrado os nossos pioneirismo e protagonismo em termos de utilização de recursos eletrônicos.

Este recurso, o paper track ou papel de contraprova, não fica em mãos do eleitor justamente para não haver o menor risco de fraude. Só a Justiça Eleitoral e algum litigante, fundamentando o pedido, podem ter acesso a ele, para efeito de avaliação de resultados. Explique isso a quem tiver dúvida, pensando que o papel de contraprova expõe o sigilo do voto, o que não é verdade.

O custo para sua implantação é mínimo, se comparado com outras estratégias de verificação e de seguridade e permite, em última instância, aferir e desobnubilar a fidedignidade e a auditabilidade dos resultados. Acreditamos que o TSE seja, a exemplo de todos nós, profundamente compromissado com a lisura e a transparência do processo eleitoral brasileiro e queira, idem, de maneira ascendente, o aperfeiçoamento de o processo de escrutínio e de proclamação de eleitos da república brasileira. Por isso que vimos requerer desta Excelsa Corte a implantação deste essencial recurso, de modo a já valer nas próximas eleições.

This petition was delivered to:
  • Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
  • Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE)
  • Câmara Legislativa Federal
    Ouvidoria da Cãmara Federal
  • Senado da República
    Ouvidoria do Senado

Morvan Bliasby started this petition with a single signature, and won with 72,555 supporters. Start a petition to change something you care about.