Abaixo-assinado encerrado
Pressionando Congresso Nacional – Câmara dos Deputados

PROÍBA EMBALAGENS QUE SEDUZAM CRIANÇAS AO TABAGISMO

Meu nome é Veronica Hughes, tenho 56 anos e sou médica epidemiologista. Tenho câncer de pulmão há 11 anos, causado pelo tabagismo, e já perdi pai e mãe também de câncer de pulmão provocado pelo cigarro. Perdi também ídolos, entre eles um jogador de futebol e um escritor. Todos fumantes. Todos de câncer de pulmão.

Meu primeiro cigarro foi um Salém mentolado, usado na adolescência para seduzir um colega. Se não fosse mentolado, eu não conseguiria engolir aquela fumaça toda. Assim como tantos adolescentes de hoje em dia.

Eu nunca esqueci a embalagem, um maço bonito com letras diferentes, feito especialmente para conquistar garotas da minha idade.

A estratégia da indústria do tabaco para atrair jovens continua a mesma de quando eu era adolescente: a sedução. E a sedução é feita por meio das embalagens de cigarros.

Além disso, os cigarros são vendidos perto de doces e chocolates, aumentando a atratividade e a associação entre os produtos para jovens e crianças.

A padronização das embalagens de cigarro é uma forma de interromper esse ciclo vicioso ao acabar com o principal meio de marketing da indústria do tabaco.

É por isso que eu apoio a campanha #AcabouODisfarce da ACT (Aliança de Controle do Tabagismo) para aprovar políticas públicas que possam mudar essa situação. A proposta é tornar a embalagem igual para todas as marcas de cigarro, padronizadas em termos de forma, tamanho, modo de abertura, cor, fonte, livre de marcas, design e logos, tirando o “glamour” dos designs atraentes.

Conto com o seu apoio assinando e divulgando esta petição para evitar que outras pessoas caiam nessa armadilha.

Saiba mais aqui: http://limitetabaco.org.br

Verónica Hughes

Médica epidemiologista e filha do escritor Eduardo Galeano

Este abaixo-assinado foi entregue para:
  • Congresso Nacional – Câmara dos Deputados

ACT Promoção da Saúde fez este abaixo-assinado do zero e agora já tem 2.239 apoiadores. Faça você também um abaixo-assinado e mude o que você quiser.

Hoje: ACT está contando com você!

ACT Promoção da Saúde precisa do seu apoio na petição «Todo dia a indústria do tabaco tem em sua mira as crianças e jovens. Assine a petição pelo fim da sedução da indústria do cigarro.». Junte-se agora a ACT e mais 2.238 apoiadores.