
Olá a todos! Obrigado por terem assinado nossa petição.
Algumas pessoas, em seus comentários de apoio, têm dito que gostariam de ver o Moinho São Jorge tombado, ou mesmo expressam dúvidas sobre a possibilidade ou não de um tombamento, já que o bem é privado etc.
Quanto a isso, é importante dizer que o Moinho já está tombado, ou seja, em janeiro do ano passado o processo de tombamento chegou ao fim, com sua aprovação unânime, tanto pelo poder público quanto pela sociedade civil, ao término de mais de uma década de estudos do COMDEPHAAPASA, o conselho de patrimônio histórico de Santo André.
Queremos, agora, que o prefeito homologue o tombamento, um ato administrativo que não tem o poder de cancelar a decisão já tomada no Conselho. Se o prefeito não faz isso, cria-se uma situação indefinida, que pode se arrastar por anos e anos, enquanto o bem sofre com a indecisão. Vejam o que ocorre com o Cine Tangará: tombado na administração Avamileno, não foi homologado até hoje, e vai se degradando e perdendo suas características.
Por fim, é importante dizer que tombamento não é desapropriação: o bem não vem pra prefeitura, tampouco ela se torna sua administradora. Tombamento significa preservação: aos donos fica vetado descaracterizar o bem tombado.
Muito obrigado, novamente.