Petition Closed

Sony Brasil Ltda: Redução e adequação do preço anunciado para o videogame "Playstation 4" produzido pela Sony

O Playstation 4 vendido no Brasil será o mais caro do mundo, com o preço anunciado de R$ 4.000,00 aproximadamente (US$ 1.800,00) e tal valor nao é somente quase o dobro do que o segundo maior preço entre os anunciados (Argentina, onde custará R$ 2.400,00), mas absurdamente maior do que o valor médio praticado no mundo como um todo (US$ 500,00, pouco mais de R$ 1.000,00).

Mesmo com o chamado "custo Brasil", onde cargas altas de impostos sobre importação e vendas sempre oneram o preço de qualquer produto, o valor pretendido pelo fabricante é tido como "injustificável" segundo economistas, podendo a margem de lucro pretendida pelo fabricacante ser considerada como abusiva.

A livre concorrência de preços é um pilar do mercado mas a comunidade de "gamers" do Brasil, como consumidora, não pode ser tratada de forma tão escandalosamente diferenciada em relação outros consumidores de outros países onde a Sony também obtém seu lucro de forma justa e oferece também preços justos, a despeito de uma maior ou menor incidência de impostos.

Enquanto consumidores exigimos explicações do porquê desse tratamento diferenciado por parte da Sony Brasil e Sony internacional. Temos o direito de adquirir um produto em nosso próprio país e com isso movimentar a economia, gerar empregos, impostos e benfeitorias tanto para o fabricante quanto para o consumidor. Para que isso seja praticável, exigimos um preço condizente para o produto onde todos os fatores na construção do preço sejam justos e razoáveis.

This petition was delivered to:
  • Presidente da Sony Brasil Ltda.
    Osamu Miura
  • PlayStation - Sony Brasil

Tércio de Paula started this petition with a single signature, and now has 932 supporters. Start a petition today to change something you care about.