Enfermagem Além dos Aplausos

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 35.000!

A pandemia da Covid-19 mostrou ao mundo o protagonismo da enfermagem na assistência à população. Durante semanas, pessoas do mundo inteiro homenagearam a profissão com músicas, imagens, vídeos, depoimentos, além de diversas sessões de aplausos, nas janelas, nas instituições de saúde, na televisão, em posts na internet.

Todas as manifestações são válidas e motivadoras, mas infelizmente não são suficientes para melhorar as condições de trabalho da maior categoria profissional da saúde brasileira. É preciso mais.

É preciso que a enfermagem tenha:

• jornada de trabalho regulamentada de 30 horas semanais, para não sofrer com a sobrecarga de trabalho e com mais de um vínculo de emprego;
  • piso salarial condizente com a sua atuação e responsabilidades;
  • aposentadoria especial, devido aos riscos inerentes à prática profissional e à exaustivas jornadas de trabalho;
  • reconhecimento pelo trabalho que desempenha na linha de frente da saúde e não sofra mais com a violência em seu cotidiano profissional;
  • condições adequadas de trabalho para a manutenção da saúde mental, provocada pelos estresse, sobrecarga de trabalho, entre outros fatores.

Portanto, é preciso que a enfermagem seja respeitada, valorizada e reconhecida como a profissão que passa 24 horas por dia, sete dias por semana ao lado do paciente, seja durante a pandemia ou em qualquer outra situação. E a sociedade pode ajudar os profissionais em suas lutas, afinal, garantir melhores condições de trabalho é fundamental para que os cidadãos tenham acesso a uma assistência em saúde segura e de qualidade.

Valorizar a enfermagem vai além dos aplausos. Participe da mobilização promovida pelo Coren-SP em prol da enfermagem e demonstre seu apoio neste abaixo-assinado! #EnfermagemAlémDosAplausos