Abaixo-assinado encerrado

Não ao adiamento do prazo para fechamento dos lixões a céu aberto no Brasil

Este abaixo-assinado conseguiu 1.276 apoiadores!


A Câmara dos Deputados aprovou na noite 14/10 a ampliaçãopor mais 4 anos o prazo para que as prefeituras acabem com os lixões a céu aberto e os substituam por aterros sanitários. Os municípios brasileiros já tiveram 4 anos para se adequar a lei 12.305/2010.

A medida provisória seguirá para votação no Senado, onde terá de ser aprovada até 6 de novembro, data em que perderá a validade.

- Os lixões violam direitos humanos expondo os catadores ao trabalho degradante, insalubre, além de facilitar a exploração de empresas do trabalho análogo a escravidão, a servidão por dívida e monopólio de compradores;

- Os lixões expõe crianças ao trabalho infantil dos mais degradantes existentes, bem como o risco à saúde;

- Somente neste ano 4 catadores morreram no lixão da Estrutural em Brasília, um filho de catador de seis anos também faleceu em Soledade-RS, além de outro catador de 50 anos;

- Além de todos os problemas ambientais e sociais que o circulam os lixões, há também problemas econômicos como o desperdício de recursos público utilizados nessa forma de destinação.

- A 4° conferencia nacional de Meio Ambiente que teve a participação de 200 mil pessoas em várias etapas pelo Brasil, definiu pela reciclagem popular com inclusão social dos catadores e pelo fechamento dos lixões.

- Não conseguiremos efetivar programas de coleta seletiva se os resíduos têm o lixão como destino final;

- Para cumprimento do prazo de fechamento dos lixões e inclusão socioprodutiva dos catadores de materiais recicláveis que trabalham nesses lixões o Governo Federal disponibiliza investimento público específico para os municípios.

Decidam pelo Brasil e pelo Meio Ambiente. Fechem estes lixões e cumpram a lei!



Hoje: MNCR está contando com você!

MNCR Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis precisa do seu apoio na petição «Senadores: não aprovem a MP 651 com adiamento de prazo para fechamento de lixões no Brasil». Junte-se agora a MNCR e mais 1.275 apoiadores.