Diminuir a tributação sobre video-games do atual 72% para 9%

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 500!

Tenho certeza que muitos brasileiros concordam comigo quando digo que o preço de videogames que pagamos no Brasil é ridículo. Tão ridículo que muitos cidadões criaram hábitos de comprar games nos Estados Unidos e na Europa para economizar (levando dinheiro que poderia entrar na economia do Brasil para outro país). Isso tudo porque o governo federal taxa videogames 72% de impostos, sendo que armas de fogo são taxadas 71%. Não existe país no mundo que seja tão caro para comprar um mero produto eletrônico, algo que a maior parte dos jovens e até adultos como eu queremos.

Hoje em dia no Brasil, um PlayStation 4 Pro novo custa mais ou menos R$2,819.90, enquanto nos Estados Unidos custa apenas U$399.00, que fica mais ou menos R$1200 reais na conversão. Ou seja, dos quase 3 mil reais do PS4 Pro, R$2030.32 são impostos, enquanto o preço real do produto é mais ou menos 800 reais. Isso dificulta MUITO a aquisição de games para a maior parte da população, que é de classe média, e não tem 3 mil reais fáceis pra gastar, pois já pagam bastante contas todo mês, com o pouco dinheiro que ganham. O governo e as lojas estão perdendo muitos clientes devido a isso.

Um dos motivos para games serem tão baratos nos EUA é porque o VAT (taxa sobre vendas lá) é apenas 9%. Isso torna o produto muito mais acessível, o que aumenta bastante as vendas dele, fazendo o consumidor feliz, o vendedor também, e o próprio governo, que ganha mais de impostos. Até a economia é beneficiada.

Se o Senado Federal aprovar um projeto que reduz a taxa sobre videogames para 9%, é óbvio que todos produtos desse tipo irão ter um enorme crescimento nas vendas. Fora que empresas como a Nintendo sairam do Brasil por causa dos impostos altos, sendo que o novo console da empresa, o Switch está sendo lider de vendas no mundo todo, e sem duvidas taria impulsionando e muito o mercado brasileiro, beneficiando a todos.

Sendo aprovado isso irá:

+ Tornar todos games e consoles quase 50% mais baratos; PS4 Pro de R$2,819.90 passa para R$1,300.

+ Mais pessoas irão comprar, pois os produtos se tornam mais acessíveis.

+ Redução da pirataria, pois pelo preço sendo mais barato, mais pessoas irão optar por comprar o original

+ A Nintendo voltará pro Brasil (https://tecnoblog.net/172559/nintendo-fim-distribuicao-jogos-consoles-brasil/

+ Com mais pessoas comprando, a economia cresce, gerando mais dinheiro para o governo do que se continuasse alto os tributos.

No final das contas, não há sequer um argumento contra a redução dos impostos sobre games, porque fazendo isso, todos irão ser beneficiados, principalmente nós, a população, que trabalha duro para conseguir ter uma vida descente, o que hoje em dia é difícil graças às altas taxas sobre produtos.

Referência:

Hoje: Kenji está contando com você!

Kenji KIKUCHI precisa do seu apoio na petição «Senado Federal: Diminuir a tributação sobre video-games do atual 72% para 9%». Junte-se agora a Kenji e mais 337 apoiadores.