0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 150.000!

Os animais que vivem dentro da UFPA estão sendo ameaçados de serem retirados pela reitoria da UFPA. São aproximadamente 200 animais!

Querem dar mil justificativas: Dizem q é questão de Saúde publica ou que os animais são agressivos, ou ainda que a UFPA não tem responsabilidade sobre os animais que residem ali ha mais de 30 gerações.

Dizem que esses 200 animais serão levados para o zoonoses ou serão levados para um canil na UFPA de Castanhal.

Querem confinar e aglomerar esses 200 animais nas péssimas condições de um canil em castanhal ou no zoonoses, que mal tem recursos pra realizar castrações nos bairros, imagina se terão espaço individuas, alimento, remédios suficientes para receber mais de 200 animais de uma vez. Tudo isso bem distante de nossos olhos, onde não saberemos de fato o que esta acontecendo.

Esses animais há anos são alimentados, cuidados, vacinados e castrados por protetoras independentes dentro da Ufpa, no conhecido Peludinhos Ufpa e não representam ameaça ou despesa alguma para a universidade.

Recentemente, foi criado o projeto Vitório na Ufpa, um projeto da própria Universidade para somar e ajudar a cuidar desses animais. Foi construido um Canil que custou mais de R$100.000,00 (por alto, pois o orçamento do projeto não aparece no portal da transparência) onde os animais doentes e filhotes seriam abrigados e disponibilizados para adoção, já que a prioridade é sempre a adoção.

Mas antes mesmo da inauguração houve um desvio de finalidade do projeto, a reitoria não permitiu sua inauguração e todos os pertences do projeto fora retirados de lá e o local esta com uso indevido e foi cedido ao ICB como herbarium.

Sabemos que todo gasto publico deve necessariamente esta no Portal da Transparência. E com toda boa vontade do mundo procuramos o orçamento do projeto, mas não achamos. Foram encontrados apenas valores destinados ao pagamento de uma funcionária.

A reitoria age de forma intransigente, não dá justificativas e ainda tenta pressionar as pessoas que cuidam dos animai, proibindo que sejam alimentados sob a ameaça de que os funcionários da UFPA q fosse pegos alimentando os animais responderiam PAD.
Isso é coação e abuso de poder!

O Reitor da UFPA e o Procurador do MPF se pronunciaram na imprensa declarando que há animais com zoonoses contagiosa, que há uma super população incontrolável e que estes animais atacavam alunos transeuntes no campus da UFPA, mas não há nenhum prova de que tais fatos tenham ocorrido, até porque o Zoonoses havia sido impedido de entrar na UFPA a serviço, logo o único órgão capaz de ter acesso aos animais e averiguar fatos, população e doenças estava impedido de exercer suas atribuições.

Os cães e gatos na UFPA em sua maioria já foram castrados pelo projeto peludinhos e vivem territorialmente em matilhas no campus, são alimentados e cuidados por protetoras, alunos e funcionários. Contudo, há os animais doentes e em tratamento, filhotes e fêmeas amamentando, que precisam de baias e espaço adequado para tratamento, dessa forma o Projeto Peludinhos, com muito esforço, cuida desses animais em um ambiente improvisado no campus com lonas e tábuas, enquanto esperam a abertura do Projeto Vitório, que já esta pronto desde 2017 e que teve verba federal em mais de R$100.000,00 destinada a isso.

Contudo, de forma unilateral, sem discussão em sua comunidade, o reitor decidiu extinguir o Projeto Vitório, não comparece as reuniões de conciliação que são solicitadas pela OAB-PA e MPF, tampouco recebe os ativistas para uma conversa.

Antes mesmo da abertura e inauguração do Projeto Vitório, o reitor mandou retirar todas as baias do projeto  e cedeu o espaço pronto para o ICB, onde será usado como herbarium. Em contrapartida, os animais do Projeto Peludinho continuam no ambiente improvisado, que molha quando chove, úmido e sem qualquer condições. Inclusive,o reitor proibiu que fizesse qualquer reforma no espaço improvisado, pois se trata de território federal.

Em nome da causa animal, não dá pra concordar com tamanhos absurdos.

Ajudem os peludinhos da UFPA a permanecerem na UFPA, já que a universidade sempre foi sua casa e ajude os cães e gatos da UFPA à receberem o espaço construído para eles com verba pública no Projeto Vitório.

Contamos com vocês!

Divulguem!

Hoje: Cães e Gatos da UFPA está contando com você!

Cães e Gatos da UFPA Proj Peludinhos precisa do seu apoio na petição «Reitoria da UFPA: Pela permanência de cães e gatos na UFPA e entrega do Projeto Vitório ao Proj Peludinhos». Junte-se agora a Cães e Gatos da UFPA e mais 96.523 apoiadores.