Abaixo-assinado encerrado
Pressionando Sr. Prefeito e Câmara dos Vereadores

Reduzam o IPTU por uma cidade mais verde e saudável!

Ninguém gosta de pagar impostos. Todavia, e se pudéssemos pagar menos? Existem muitas normas pelo país que usam o caminho dos incentivos fiscais para promover políticas públicas, ou seja, objetivos do governo. Com a infraestrutura verde não é diferente.

A liderança para promover a infraestrutura verde urbana é do Poder Público, e mesmo que seus benefícios sociais, econômicos e ambientais sejam indiscutíveis, sua imposição nem sempre se revela o caminho mais adequado para gerar simpatia e adesão da população às ideias propostas. No entanto, o incentivo fiscal é um prêmio aos que embarcarem na mudança sugerida. Não há punição, mas benefícios, não só para os bolsos dos contribuintes, mas para a sua saúde e qualidade de vida, bem como para o ambiente ao seu redor. O próprio Poder Público também ganha, pois perceberá a redução dos seus gastos com água e esgoto, bem como com saúde pública e, até mesmo, alimentação da sua população. No final, todos saem vencedores.

Pensando assim, há municípios brasileiros que já criaram o seu IPTU Verde. Alguns têm abrangência focada mais na questão da conservação e preservação ambiental, e apesar de adequadas para o que se propõem, têm pouca capacidade de modificar aquilo já estabelecido nas cidades. Outras, contudo, visam à promoção da infraestrutura verde urbana pelo uso de técnicas e tecnologias biofílicas, capazes de mudar a concepção biocida de cidade que ainda predomina. Tais normas têm acertos e falhas, mas já indicam uma tendência positiva de como promover mudanças fundamentais por esse meio.

Nesse sentido, a ATVerdeBrasil elaborou uma minuta de Projeto de Lei que cria um IPTU Verde que abranja ao máximo as práticas, técnicas e tecnologias de infraestrutura verde urbana, e o foco é promovê-las de maneira cada vez mais integrada. Assim, a fim de sensibilizar nossos representantes a aprová-la, é fundamental a participação da comunidade para que cada vez mais municípios brasileiros usem desse instrumento para revolucionar seus ambientes urbanos. Quer ter mais qualidade de vida e ver sua cidade mais verde, integrada à natureza e saudável? Nós também! Portanto, contamos com o seu apoio para tornar isso possível!

Acesse a íntegra da minuta em: http://atverdebrasil.com.br/wp-content/uploads/Minuta-de-Projeto-de-Lei-IPTU-Verde.pdf

Este abaixo-assinado foi entregue para:
  • Sr. Prefeito e Câmara dos Vereadores

Associação Tecnologia Verde Brasil fez este abaixo-assinado do zero e agora já tem 343 apoiadores. Faça você também um abaixo-assinado e mude o que você quiser.

Hoje: Associação Tecnologia Verde Brasil está contando com você!

Associação Tecnologia Verde Brasil precisa do seu apoio na petição «Reduzam o IPTU por uma cidade mais verde e saudável!». Junte-se agora a Associação Tecnologia Verde Brasil e mais 342 apoiadores.