PRESIDENTE RODRIGO PACHECO, QUEREMOS REMÉDIO A PREÇO JUSTO!

PRESIDENTE RODRIGO PACHECO, QUEREMOS REMÉDIO A PREÇO JUSTO!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 50.000!
Com 50.000 assinaturas, esta petição se torna uma das mais assinadas na Change.org!

A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) anunciou mais um aumento no teto de preços de medicamentos no país, trazendo preocupação para quem precisa desse bem essencial. Além de impactar as grandes compras públicas, o aumento no preço dos medicamentos pode ter um efeito devastador no orçamento das famílias – já pressionadas pelos aumentos no valor do gás, da comida, da energia elétrica e do transporte.

Mas o que pouca gente sabe é que na prática, o aumento sentido pelo consumidor na farmácia pode ser ainda maior do que os 10,89% autorizados pela CMED. Isso porque o teto de preço estabelecido logo na chegada de um novo remédio ao país é, na maior parte das vezes, artificialmente alto. Por isso o preço que pagamos na farmácia depende dos supostos descontos aplicados pelas empresas – e isso faz com que os valores possam variar duas, três ou quatro vezes e, ainda assim, estar dentro dos limites da CMED.

Para mudar a realidade, precisamos de uma nova lei que altere as regras para o cálculo dos preços-teto de medicamentos no país e torne a indústria farmacêutica mais transparente. A boa notícia é que essa proposta já existe, é o  Projeto de Lei 5591/20, mas está parado no Senado desde 2020, esperando que o presidente Rodrigo Pacheco o coloque em tramitação.

Não podemos mais esperar. Precisamos urgentemente de uma lei para garantir medicamentos mais acessíveis a todas as pessoas! Comprar remédio não é opção, é necessidade, e as regras do mercado precisam proteger o direito à saúde.

Apoie a campanha Remédio a Preço Justo e ajude a pressionar. 

ENTENDA MAIS SOBRE A CAMPANHA

_________________________________________________________________

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) é uma associação sem fins lucrativos que atua há mais de 30 anos por mais ética e justiça nas relações de consumo. Denunciamos práticas abusivas, pressionamos autoridades e ajudamos consumidores a exigirem seus direitos, tudo isso de forma independente.

O apoio da sociedade é essencial para que esse trabalho continue e você pode ajudar nessa missão!

Junte-se a nós!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 50.000!
Com 50.000 assinaturas, esta petição se torna uma das mais assinadas na Change.org!