
Queremos o julgamento da ação que questiona o aumento do preço dos combustíveis!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 75.000!

#JulgaTRF1
O aumento dos combustíveis afeta não só o consumidor, mas toda a economia, principalmente o setor agrícola, que tem uso intensivo de transporte e é o que mais tem ajudado o Produto Interno Bruto (PIB).
Uma ação proposta há quase um ano questiona a constitucionalidade do reajuste feito por decreto pelo presidente Temer na alíquota dos combustíveis. Primeiro a legalidade: o reajuste não deveria ter sido feito por decreto, mas sim por Lei e devidamente debatido no Congresso. O segundo motivo apontado pela ação é a ofensa à anterioridade mínima de 90 dias prevista na Constituição, pegando de surpresa os brasileiros.
Uma liminar favorável à ação foi concedida em primeira instância, derrubando o reajuste. Isso representaria aproximadamente R$ 0,40 centavos por litro para o consumidor. Entretanto o Governo obteve uma suspensão temporária da decisão até seu julgamento pelo TRF1, o que ainda não ocorreu, apesar do longo tempo passado. Queremos o julgamento da ação pelo Tribunal Regional Federal 1.
PROCESSO: 1005674-78.2017.4.01.0000
AUTORES DO PROCESSO:
ALIEL MACHADO - DEPUTADO FEDERAL - PARANÁ
DANIEL PROCHALSKI - ADVOGADO ESPECIALISTA EM DIREITO TRIBUTÁRIO
PIETRO ARNAUD - ADVOGADO
JOSMAR RICHTER - PRES. DO SINDICATO DAS EMPRESAS DE TRANSPORTE DE CARGAS DE PONTA GROSSA
Complete sua assinatura
0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 75.000!