

QUE AS IGREJAS CRISTÃS DEFENDAM A DEMOCRACIA E OS DIREITOS HUMANOS
O problema
CARTA DAS CRISTÃS E CRISTÃOS PARA AS IGREJAS CRISTÃS BRASILEIRAS E SEUS LÍDERES
“Conheço sua conduta: você não é frio nem quente Quem dera que fosse frio ou quente! Porque é morno, nem frio nem quente, estou para vomitar você da minha boca. Você diz: ‘Sou rico! E agora que sou rico, não preciso de mais nada’. Pois então escute: Você é infeliz, miserável, pobre, cego e nu. E nem sabe disso.” (Apocalipse 16,15-17)
Nós cristãos e cristãs, católicos e evangélicos, ligados às diversas comunidades cristãs, agregados ao Núcleo Nacional da Teologia da Libertação, no grupo Política e Religião, e núcleos estaduais de onde nasce a iniciativa deste documento, que é aberta a coleta de assinaturas de todo o povo de Deus, que com está missiva concordar, estamos espalhados por este território continental, dos mais distantes rincões até a mais conhecida das avenidas, viemos por meio desta, admoestar e incentivar nossos irmãos de fé como um todo - e as lideranças pastorais em particular - e alertá-los da necessidade de se posicionar de forma clara e absoluta na defesa da vida democrática de nosso país.
Não é possível que haja uma posição omissa em momentos como estes. Os ensinamentos dos Evangelhos e das Santas Escrituras exigem que superemos atitudes mornas diante da violência contra as instituições nacionais, como as ocorridas no dia 08/01/2023. O que houve foi uma explícita intenção de causar atos terroristas, de destruição do patrimônio público, com seus símbolos, acervos e histórias como o que vimos, estarrecidos, nas sedes dos principais prédios públicos dos poderes Legislativos, Executivo e Judiciário, incluindo planos de bloqueios em refinarias e aeroportos, com a macabra intenção de gerar a fragilização das instituições para favorecer a tentativa de um golpe de estado.
Imaginem se essa turba de criminosos golpistas por acaso tivessem encontrado dentro de uma destas instituições da república qualquer um dos ministros do Supremo Tribunal Federal, um deputado que fez oposição ao bolsonarismo ou o Presidente da República, um ministro, qualquer figura pública ou um militante comum que qualquer criminoso golpista identificasse como inimigo a ser combatido! Seria impossível impedir uma tragédia. Nesse sentido, precisamos ter claro. A proposta dos golpistas era gerar caos, mortes e afundar o país numa crise sem precedentes na nossa história.
O contrário de um regime democrático é a ditadura. Como mostra a nossa história e várias outras histórias ao redor do mundo, a consequência natural e óbvia do regime ditatorial é a supressão dos direitos, das liberdades em nome do poder político antidemocrático, como fizeram os fascistas e os nazistas na europa e os militares na América do Sul, em todos, o resultado é a morte de muitos do povo. Não é possível ver passivamente cristãos apoiarem atos de natureza terrorista e violenta com o intuíto de promover um golpe contra a democracia e o Estado de Direito.
Portanto, trata-se de uma exigência moral um posicionamento explícito por parte das Igrejas cristãs a favor da democracia, da vida e da proteção das instituições, além da defesa de que os atores golpistas sejam punidos conforme determina a lei. Para os crimes cometidos contra a democracia, não pode haver anistia!
Manifestamos, desse modo, a nossa solidariedade ao povo brasileiro na figura dos poderes constituídos, através do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário federais que foram covardemente atacados em suas sedes, bem como as respectivas estruturas dos entes federativos, estaduais e municipais. É hora de união. Temos mais de trinta milhões de brasileiros desempregados e passando fome neste momento, essa deve ser a prioridade do estado.
Convocamos as nossas Igreja sejam de orientação Evangélicas Protestantes Tradicionais, Históricas, Pentescotais e Neopentescotais, sejam Católicas Apostólicas Romanas em suas Igrejas particulares em cada Diocese brasileira, para que, a exemplo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB,) e seus organismos como, Conselho dos Religiosos do Brasil (CRB) da Comissão Brasileira de Justiça e Paz, (CBJP), do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, (CNLB), da Cáritas Brasileira, e das Pastorais Sociais, VIVAT Brasil, e do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (CONIC), representando as Igrejas: Aliança de Batistas do Brasil - ABB, Igreja Católica Apostólica Romana - ICAR, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil - IEAB, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB, Igreja Presbiteriana Unida - IPU, assumam, também nas Dioceses e Regiões Pastorais, nas Igrejas Particulares, uma publica e clara postura em favor da democracia no Brasil, a fim de que a vida cotidiana seja plenamente respeitada, os Direitos Humanos sejam a tônica da relação do governo com o povo, e a liberdade não seja uma palavra retórica, mas uma busca incessante de garantias e direitos que só poderão ser efetivos no regime democrático. Não há como uma Igreja cristã permanecer morna diante da situação atual, posto que o silêncio em situações assim, emitem um sinal frio para o seu rebanho de apoio à barbárie.
Empenhemo-nos em favor da democracia.
Assinamos e deixamos aberto à novas adesões:
1)Toninho Kalunga, Cotia, SP - Santuário São Luis Orione
2 )Emerson Sbardelotti - Teólogo - Vila Velha-ES
3) Pe.Isaias Mendes Barbosa, CSsR- Vice Província de Fortaleza-Ce.
4) Djacira Maria de Oliveira Araújo, educadora popular/MST/BA.
5 )Claudio Murilo Miki - Leigo - Taiaçu SP
6) Ivenise Teresinha Gonzaga Santinon - Teóloga- Salto-SP
7) Carlos Antônio Sacramento - BH - Militante - MG
8 )Rozalvo Finco, assessor da bancada do PT na Alep.
9 )Ir. Maria de Fátima Gonçalves , Instituto Josefino, Liturgista, Porto Velho -RO
10 )Pe Dirceu Luiz Fumagalli, Londrina, PR. Da Coord Regional da CPT.
11) Márcia Maria de Oliveira - Socióloga, Boa Vista, Diocese de Roraima
12) Lucilia Izabel Ferreira - leiga - São Paulo - SP
13) Edilson José Gabriel - dirigente sindical bancário - Umuarama - PR
14) Evaniza Rodrigues militante da União Nacional por Moradia Popular- Pastoral da Moradia - São Paulo
15) Lurdes da Silva Santos, leiga _ Prelazia de São Félix do Araguaia MT
16) Carlos Antônio Sacramento, BH - MG
17) Marino Elígio Gonçalves, Vida Digna, Maringá-PR
18) Cris Matos - Diocese de Teófilo Otoni - MG
19) Clélio Monteiro - Leigo - Laranjal do Jari/Amapá
20) Prof. João Paulino da Silva Neto/UFRR/ Roraima
21) Irmão Nestor Deitos, Diocese de Viana - Sao Vicente Férrer - MA
22) Fábio Sexugi, dirigente sindical, Peabiru - PR
23) Irmã Lucila Pereira Costa, Distrito de Surpresa/Rondônia
24) Melvino Fontes Olimpio/São Gabriel da Cachoeira-AM PIM
25) Padre Cleto João Stülp, São Miguel do Oeste/SC.
26) Maria José de Arruda e Silva, leiga, Diocese de Cascavel/PR
27) Benedito de Queiroz Alcântara - Bené - Leigo - Macapá-AP
28) Padre Pedro Felix Bassini -
Piuma, ES.
29) Francisco Antônio Crisóstomo de Oliveira - Thiesco - Cientista Social, São Paulo/SP.
30) Padre Ricardo Castro - Faculdade Católica do Amazonas
31) Sérgio Luiz Aosani, Maravilha-SC
32) Márcio Camacho - IPJ/SP.
33) Beto Carabajal - IEAB - Novo Hamburgo/RS
34) Heider Ferreira de Melo - CMP Go, CEBs Goiânia - Goiânia Go
35) João Paulo de Caria, Paróquia Santa Rosa de Lima - Diocese de São Miguel Paulista,SP
36) Carlos Fabian de Carvalho - Pastoral do Povo de Rua - Santo Antônio - Vitória ES
37) Maria Dauristela Crisóstomo de Oliveira - Cebs.
Marajá- Pará
38. Padre Izidorio Batista de Alencar - Diocese de Salgueiro-PE.
39) Marlene Ferreira Costa- Leiga - Itaberaba - BA
40) Padre Isaías Carlos Nascimento Filho - Cáritas Diocesana de Propriá - Propriá/SE
41) Padre Paulo Martins, Londrina, PR
42) Edvaldo Jericó Bezerra, CNAPJMP, Santa Maria da Boa Vista, PE
43) Oscar Costa da Silva Filho - Leigo, Macapá/AP
44) Padre Luciano Pereira Aguiar - Floresta PE
45) Maria Verdinilde Gomes da Silva, Diocese de Petrolina
Movimento Fé e Vida
46) Daniely de Barros Barbosa, CRAPJMP NE2, Arquidiocese de Natal, RN
47) Neusa do Valle, Congregação das Filhas de Maria Missionárias por gentileza
48) Leleco Pimentel - Movimento Fé e Política, Arquidiocese de Mariana, MG, Deputado Estadual Eleito.
49) Sônia Gomes, Presidenta Nacional
do CNLB - Conselho nacional do Laicato do Brasil - Montes Claros - MG
50) Marcos Cezar Sanchez, membro do Conselho Diocesano de Leigos da Diocese de Toledo Pr.
51) Solange Cervera Faria, Assistente Social, Pastoral da Moradia
52) Padre Jorge Pereira de Melo - Londrina - PR.
53) Martha Bispo - Arquidiocese de São Luís - Maranhão
54) Maria de Nazaré- Comissão Dominicana de Justiça e Paz do Brasil-Arquidiocese de Goiânia
55) Osnilda Lima - jornalista, Brasília (DF)
56) Cesar Matos, Loanda PR Diocese de Paranavaí Militante das CEBs
57) Jaime Bianchi, CEBs/SC Chapecó
58) Ivo Fiorotti, CEBs/RS, Canoas/RS.
59) Simão Pedro Chiovetti, Deputado Estadual eleito SP
60 Jean Marie Van Damme - São Luis/ MA
61) Matheus Rodrigues, Conselheiro Tutelar em Ilha Solteira-SP, Diocese de Jales.
62) Erlaurea Paula Batista , Diocese Teófilo Otoni MG
63) Márcia Mucci - Bom Retiro/ Arquidiocese de São Paulo.
64) Egídio Fiorotti-Viamão/Arquidiocese de Porto Alegre RS
65) Maria Lúcia de Araújo, Fortaleza
66) Padre Sergio Fioravante Alvarez, Americana, SP
67) Rubens Pereira Rocha Pita, leigo, Garanhuns-PE.
68) Regina Machado Staurer – Leiga - Cotia

Abaixo-assinado encerrado
O problema
CARTA DAS CRISTÃS E CRISTÃOS PARA AS IGREJAS CRISTÃS BRASILEIRAS E SEUS LÍDERES
“Conheço sua conduta: você não é frio nem quente Quem dera que fosse frio ou quente! Porque é morno, nem frio nem quente, estou para vomitar você da minha boca. Você diz: ‘Sou rico! E agora que sou rico, não preciso de mais nada’. Pois então escute: Você é infeliz, miserável, pobre, cego e nu. E nem sabe disso.” (Apocalipse 16,15-17)
Nós cristãos e cristãs, católicos e evangélicos, ligados às diversas comunidades cristãs, agregados ao Núcleo Nacional da Teologia da Libertação, no grupo Política e Religião, e núcleos estaduais de onde nasce a iniciativa deste documento, que é aberta a coleta de assinaturas de todo o povo de Deus, que com está missiva concordar, estamos espalhados por este território continental, dos mais distantes rincões até a mais conhecida das avenidas, viemos por meio desta, admoestar e incentivar nossos irmãos de fé como um todo - e as lideranças pastorais em particular - e alertá-los da necessidade de se posicionar de forma clara e absoluta na defesa da vida democrática de nosso país.
Não é possível que haja uma posição omissa em momentos como estes. Os ensinamentos dos Evangelhos e das Santas Escrituras exigem que superemos atitudes mornas diante da violência contra as instituições nacionais, como as ocorridas no dia 08/01/2023. O que houve foi uma explícita intenção de causar atos terroristas, de destruição do patrimônio público, com seus símbolos, acervos e histórias como o que vimos, estarrecidos, nas sedes dos principais prédios públicos dos poderes Legislativos, Executivo e Judiciário, incluindo planos de bloqueios em refinarias e aeroportos, com a macabra intenção de gerar a fragilização das instituições para favorecer a tentativa de um golpe de estado.
Imaginem se essa turba de criminosos golpistas por acaso tivessem encontrado dentro de uma destas instituições da república qualquer um dos ministros do Supremo Tribunal Federal, um deputado que fez oposição ao bolsonarismo ou o Presidente da República, um ministro, qualquer figura pública ou um militante comum que qualquer criminoso golpista identificasse como inimigo a ser combatido! Seria impossível impedir uma tragédia. Nesse sentido, precisamos ter claro. A proposta dos golpistas era gerar caos, mortes e afundar o país numa crise sem precedentes na nossa história.
O contrário de um regime democrático é a ditadura. Como mostra a nossa história e várias outras histórias ao redor do mundo, a consequência natural e óbvia do regime ditatorial é a supressão dos direitos, das liberdades em nome do poder político antidemocrático, como fizeram os fascistas e os nazistas na europa e os militares na América do Sul, em todos, o resultado é a morte de muitos do povo. Não é possível ver passivamente cristãos apoiarem atos de natureza terrorista e violenta com o intuíto de promover um golpe contra a democracia e o Estado de Direito.
Portanto, trata-se de uma exigência moral um posicionamento explícito por parte das Igrejas cristãs a favor da democracia, da vida e da proteção das instituições, além da defesa de que os atores golpistas sejam punidos conforme determina a lei. Para os crimes cometidos contra a democracia, não pode haver anistia!
Manifestamos, desse modo, a nossa solidariedade ao povo brasileiro na figura dos poderes constituídos, através do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário federais que foram covardemente atacados em suas sedes, bem como as respectivas estruturas dos entes federativos, estaduais e municipais. É hora de união. Temos mais de trinta milhões de brasileiros desempregados e passando fome neste momento, essa deve ser a prioridade do estado.
Convocamos as nossas Igreja sejam de orientação Evangélicas Protestantes Tradicionais, Históricas, Pentescotais e Neopentescotais, sejam Católicas Apostólicas Romanas em suas Igrejas particulares em cada Diocese brasileira, para que, a exemplo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB,) e seus organismos como, Conselho dos Religiosos do Brasil (CRB) da Comissão Brasileira de Justiça e Paz, (CBJP), do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, (CNLB), da Cáritas Brasileira, e das Pastorais Sociais, VIVAT Brasil, e do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (CONIC), representando as Igrejas: Aliança de Batistas do Brasil - ABB, Igreja Católica Apostólica Romana - ICAR, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil - IEAB, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB, Igreja Presbiteriana Unida - IPU, assumam, também nas Dioceses e Regiões Pastorais, nas Igrejas Particulares, uma publica e clara postura em favor da democracia no Brasil, a fim de que a vida cotidiana seja plenamente respeitada, os Direitos Humanos sejam a tônica da relação do governo com o povo, e a liberdade não seja uma palavra retórica, mas uma busca incessante de garantias e direitos que só poderão ser efetivos no regime democrático. Não há como uma Igreja cristã permanecer morna diante da situação atual, posto que o silêncio em situações assim, emitem um sinal frio para o seu rebanho de apoio à barbárie.
Empenhemo-nos em favor da democracia.
Assinamos e deixamos aberto à novas adesões:
1)Toninho Kalunga, Cotia, SP - Santuário São Luis Orione
2 )Emerson Sbardelotti - Teólogo - Vila Velha-ES
3) Pe.Isaias Mendes Barbosa, CSsR- Vice Província de Fortaleza-Ce.
4) Djacira Maria de Oliveira Araújo, educadora popular/MST/BA.
5 )Claudio Murilo Miki - Leigo - Taiaçu SP
6) Ivenise Teresinha Gonzaga Santinon - Teóloga- Salto-SP
7) Carlos Antônio Sacramento - BH - Militante - MG
8 )Rozalvo Finco, assessor da bancada do PT na Alep.
9 )Ir. Maria de Fátima Gonçalves , Instituto Josefino, Liturgista, Porto Velho -RO
10 )Pe Dirceu Luiz Fumagalli, Londrina, PR. Da Coord Regional da CPT.
11) Márcia Maria de Oliveira - Socióloga, Boa Vista, Diocese de Roraima
12) Lucilia Izabel Ferreira - leiga - São Paulo - SP
13) Edilson José Gabriel - dirigente sindical bancário - Umuarama - PR
14) Evaniza Rodrigues militante da União Nacional por Moradia Popular- Pastoral da Moradia - São Paulo
15) Lurdes da Silva Santos, leiga _ Prelazia de São Félix do Araguaia MT
16) Carlos Antônio Sacramento, BH - MG
17) Marino Elígio Gonçalves, Vida Digna, Maringá-PR
18) Cris Matos - Diocese de Teófilo Otoni - MG
19) Clélio Monteiro - Leigo - Laranjal do Jari/Amapá
20) Prof. João Paulino da Silva Neto/UFRR/ Roraima
21) Irmão Nestor Deitos, Diocese de Viana - Sao Vicente Férrer - MA
22) Fábio Sexugi, dirigente sindical, Peabiru - PR
23) Irmã Lucila Pereira Costa, Distrito de Surpresa/Rondônia
24) Melvino Fontes Olimpio/São Gabriel da Cachoeira-AM PIM
25) Padre Cleto João Stülp, São Miguel do Oeste/SC.
26) Maria José de Arruda e Silva, leiga, Diocese de Cascavel/PR
27) Benedito de Queiroz Alcântara - Bené - Leigo - Macapá-AP
28) Padre Pedro Felix Bassini -
Piuma, ES.
29) Francisco Antônio Crisóstomo de Oliveira - Thiesco - Cientista Social, São Paulo/SP.
30) Padre Ricardo Castro - Faculdade Católica do Amazonas
31) Sérgio Luiz Aosani, Maravilha-SC
32) Márcio Camacho - IPJ/SP.
33) Beto Carabajal - IEAB - Novo Hamburgo/RS
34) Heider Ferreira de Melo - CMP Go, CEBs Goiânia - Goiânia Go
35) João Paulo de Caria, Paróquia Santa Rosa de Lima - Diocese de São Miguel Paulista,SP
36) Carlos Fabian de Carvalho - Pastoral do Povo de Rua - Santo Antônio - Vitória ES
37) Maria Dauristela Crisóstomo de Oliveira - Cebs.
Marajá- Pará
38. Padre Izidorio Batista de Alencar - Diocese de Salgueiro-PE.
39) Marlene Ferreira Costa- Leiga - Itaberaba - BA
40) Padre Isaías Carlos Nascimento Filho - Cáritas Diocesana de Propriá - Propriá/SE
41) Padre Paulo Martins, Londrina, PR
42) Edvaldo Jericó Bezerra, CNAPJMP, Santa Maria da Boa Vista, PE
43) Oscar Costa da Silva Filho - Leigo, Macapá/AP
44) Padre Luciano Pereira Aguiar - Floresta PE
45) Maria Verdinilde Gomes da Silva, Diocese de Petrolina
Movimento Fé e Vida
46) Daniely de Barros Barbosa, CRAPJMP NE2, Arquidiocese de Natal, RN
47) Neusa do Valle, Congregação das Filhas de Maria Missionárias por gentileza
48) Leleco Pimentel - Movimento Fé e Política, Arquidiocese de Mariana, MG, Deputado Estadual Eleito.
49) Sônia Gomes, Presidenta Nacional
do CNLB - Conselho nacional do Laicato do Brasil - Montes Claros - MG
50) Marcos Cezar Sanchez, membro do Conselho Diocesano de Leigos da Diocese de Toledo Pr.
51) Solange Cervera Faria, Assistente Social, Pastoral da Moradia
52) Padre Jorge Pereira de Melo - Londrina - PR.
53) Martha Bispo - Arquidiocese de São Luís - Maranhão
54) Maria de Nazaré- Comissão Dominicana de Justiça e Paz do Brasil-Arquidiocese de Goiânia
55) Osnilda Lima - jornalista, Brasília (DF)
56) Cesar Matos, Loanda PR Diocese de Paranavaí Militante das CEBs
57) Jaime Bianchi, CEBs/SC Chapecó
58) Ivo Fiorotti, CEBs/RS, Canoas/RS.
59) Simão Pedro Chiovetti, Deputado Estadual eleito SP
60 Jean Marie Van Damme - São Luis/ MA
61) Matheus Rodrigues, Conselheiro Tutelar em Ilha Solteira-SP, Diocese de Jales.
62) Erlaurea Paula Batista , Diocese Teófilo Otoni MG
63) Márcia Mucci - Bom Retiro/ Arquidiocese de São Paulo.
64) Egídio Fiorotti-Viamão/Arquidiocese de Porto Alegre RS
65) Maria Lúcia de Araújo, Fortaleza
66) Padre Sergio Fioravante Alvarez, Americana, SP
67) Rubens Pereira Rocha Pita, leigo, Garanhuns-PE.
68) Regina Machado Staurer – Leiga - Cotia

Atualizações do abaixo-assinado
Compartilhar este abaixo-assinado
Abaixo-assinado criado em 10 de janeiro de 2023