PELA CRIAÇÃO DA BRIGADA NACIONAL DE COMBATE A INCÊNDIOS FLORESTAIS

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.000!

A brigada poderia seguir o exemplo da Força Nacional de Segurança e seria coordenada pelos ministérios da Defesa e do Meio. Ambiente.

A floresta tem sido ao longo dos últimos anos alvo de danos significativos quer em termos de áreas ardidas quer em destruição de espécies únicas.

Embora difícil de quantificar, os lançamentos de gases e fragmento libertados durante um incêndio, podem ser responsáveis por alguns impactos ambientais.

Uma área destruída por um incêndio florestal, quando chove com grande intensidade, pode tornar-se mais capaz e originar mais facilmente, outro tipo de riscos tais como deslizamentos e cheias. Com a destruição da camada superficial vegetal os solos ficam mais vulneráveis a fenômenos de erosão e transporte provocados pelas águas pluviais, reduzindo também a sua permeabilidade.

Para além da destruição da floresta os incêndios podem ser responsáveis por:

Morte e ferimentos nas populações e animais (queimaduras, inalação de partículas e gases)
Destruição de bens (casas, armazéns, postes de eletricidade e comunicações etc.)
Corte de vias de comunicação
Alterações, por vezes de forma irreversível, do equilíbrio do meio natural
Reprodução e difusão de pragas e doenças, quando o material ardido não é tratado
Com o crescimento das áreas residenciais na direção da floresta, os seus habitantes ficam sujeitos a um risco acrescido a este tipo de fenômenos.

Estamos atrasados em mais de 50 anos, no combate a incêndios florestais, que são um dos principais responsáveis pelo DESEQUILIBRIO AMBIENTAL em nosso Pais.

Entendo que deveria ser criada, baseado no modelo AMERICANO que é considerado um dos mais eficientes do mundo.