Manter a COVISA Coordenadoria de Vigilância em Saúde

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 7.500!

A COVISA - Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Secreataria Municipal da Saúde de São Paulo que foi criada em 2003, no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde, como resultado da plena responsabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS) assumida pelo Município de São Paulo onde reúne as Gerências: Administração e Finanças, Gestão de Pessoas, Centro de Controle de Doenças, Centro de Controle de Zoonoses, Vigilância em Saúde Ambiental, Vigilância de Produtos e Serviços de Interesse da Saúde, Núcleo Técnico Comunicação em Vigilância em Saúde, Núcleo Técnico de Informação em Vigilância em Saúde e o Programa de Proteção e Bem-Estar de Cães e Gatos do Município de São Paulo.

Está sendo desmantelada e seus funcionários remanejados sem um plano ou diretriz que melhore as gestões de competência dessa Coordenadoria que realizam fiscalizações necessárias para as empresas privadas, aos munícipes e a população na garantia do cumprimento das Leis Sanitárias que são a base essencial e que tem como principal finalidade impedir que a saúde humana seja exposta a riscos. Um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo: o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.

A Covisa desempenha um papel importantíssimo na prevenção,controle, fiscalização e na garantia que produtos, serviços e bens estejam adequados ao nosso consumo ou uso.

Tendo um papel preponderante na promoção e prevenção de doenças.

Não podemos deixar que a COVISA seja desmantelada, desintegrada do conjunto de ações que a população necessita e principalmente nessa pandemia em que vivemos!

É uma Coordenadoria exemplar, as autoridades sanitárias (funcionários sempre dispostos a orientar e a nos auxiliar em qualquer área de atuação:sanitária, ambiental, epidemiológica, prevenção e riscos de doenças).

Unidos para mantermos a COVISA e seus funcionários!!!