1 resposta

Queremos evitar estupros e violação contra mulheres nas imediações do IFMG

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 150.000!

Não é de hoje que vem acontecendo assédio e violência contra as mulheres nas imediações do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) campus Formiga. O último acontecimento foi no dia 08/06/2020, uma menina de 15 anos foi encontrada morta no matagal nas imediações do campus, onde muitas alunas passam diariamente. Ela foi estuprada e estrangulada e a última vez que foi vista viva foi no dia 02/06/2020 na Avenida Abílio Machado (local de moradia de muitas alunas do campus).

O IFMG fica em um local afastado, com péssima iluminação e numa área considerada perigosa da cidade. Eu mesma já fui furtada na rua da faculdade. Muitas pessoas já foram assaltadas e o assédio às estudantes é corriqueiro.

Nós, mulheres, estudantes do campus nos sentimos ameaçadas e nada seguras sempre que temos que ir ou voltar da aula no horário noturno. As ruas no entorno do IFMG são completamente escuras, desertas e sem policiamento. Não há ônibus que possa dar amparo para gente ir e voltar da faculdade com tranquilidade e sem policiamento, podemos contar com quem? Com a nossa própria sorte. Isso é um descaso com as nossas vidas!

Pelos motivos citados, desejamos que o IFMG Campus Formiga, a Prefeitura da Cidade de Formiga e a Polícia Militar (63º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais) tomem as devidas providências. Queremos iluminação pública adequada no local, aumento do policiamento à noite na região e dois ônibus para fazer a rota de endereços das alunas que quiserem usufruir do ônibus no período da noite. Nos horários de começo e fim das aulas noturnas: às 18h, às 20h30 e às 22h40.

A nossa sugestão é que um ônibus saia do IFMG com as alunas que estão voltando para suas casas e outro pegue as alunas que estão indo para o campus nesses horários. Tudo muito bem organizado e planejado, com um preenchimento de cadastro com endereço das alunas que se interessarem e precisem do transporte.