Reabertura da UPA Manguinhos Já!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.500!


  • A UPA Manguinhos é de responsabilidade municipal e foi fechada em 06 de Janeiro de 2021 pela atual Prefeitura, sem aviso prévio aos moradores e lideranças comunitárias locais. Os pacientes foram transferidos pela madrugada. Usuários que chegavam com demandas urgentes no local, como grávidas, crianças de colo, pessoas baleadas e até idosos com sintomas de Covid-19, tiveram que correr para outros locais. Não houve sequer um planejamento ou diálogo conjunto com moradores, lideranças comunitárias locais e conselheiros de saúde. A Prefeitura do Rio alegou uma falta de contrato não firmada pelo antigo prefeito Marcello Crivella, o que é um absurdo, pois sabendo da falta de contrato, a mesma deveria ter realizado um contrato emergencial como solução e não optar pelo fechamento prejudicando a população.
  • Pressionada pela reabertura, a atual Prefeitura jogou a responsabilidade dos atendimentos de urgência para as Clínicas da Família locais, que também estão ameaçadas de fechamento, sem contrato e com profissionais sem previsão de salários para Março, o que é um absurdo, pois além dos profissionais das clínicas estarem sobrecarregados com as demandas de Covid-19, quadro reduzido com profissionais afastados, as clínicas da Família não possuem sequer estrutura física nem equipe médica suficiente para atenderem urgências de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
  • UPAs são preparadas para atender os casos de urgência (situação que requer assistência rápida, no menor tempo possível, a fim de evitar complicações e sofrimento) e emergência (quando há ameaça iminente à vida, sofrimento intenso ou risco de lesão permanente, havendo necessidade de tratamento médico imediato) e deveria estar aberta, atuando no enfrentamento da COVID-19.
  • Veja a quantidade de atendimentos que esta UPA fechada deixa de realizar: Em 1 dia = 400 atendimentos; Em 15 dias = 6.000; Em 30 dias =12.000!!
  • O que a atual Prefeitura faz é um total descaso com a população em plena Pandemia. Convocamos todas e todos para nos unirmos nesta luta pela reabertura imediata da UPA Manguinhos