A rua guandu, no bairro de Pimenteiras-Teresópolis/RJ, pede socorro.

A rua guandu, no bairro de Pimenteiras-Teresópolis/RJ, pede socorro.

APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA
A rua Guandu, em Pimenteiras-Teresópolis/RJ, é uma rua estratégica para toda a cidade por abrigar os batalhões da Polícia Militar e o 16° Grupamento de Bombeiro Militar. Portanto, desta rua sai o socorro de emergência para toda a população Teresopolitana.
Pimenteiras era um bairro pacato de sítios e casas, rodeado de floresta, e possui um sistema de manilhamento antigo. Nas últimas décadas o bairro recebeu mais moradores e a rua começou a alagar. Nos últimos 10 anos, com pico nos últimos 3, a rua recebeu em torno de 16 prédios, sendo um deles no exato local crítico de alagamento. O terreno , antes alagadiço, recebeu toneladas de terra e está hoje acima do nível da rua. A água que antes escoava para lá, agora fica acumulada na rua. Alagamentos se tornaram mais frequentes e maiores. As viaturas precisam andar quilômetros a mais para conseguir sair 100 metros à frente, no ponto seguinte ao alagamento e isso implica em demora no atendimento de emergência da população. Os moradores ficam ilhados sem poder sair ou entrar em casa. Algumas casas são invadidas pela água. Recentemente a água começou a apresentar mau cheiro.
- Alagamento de 07/01/2020 : Vídeo mostrando o alagamento e a viatura sem conseguir passar
- Imagem dos moradores dentro d'água com risco de doenças e acidentes com a rede elétrica
- Rua alagada no exato local de um empreendimento de 5 andares que recebeu toneladas de terra. A água agora não tem pra onde escoar.
- Polícia passando pelo alagamento que se formou com chuva fraca que durou menos de 30 minutos
- Mapa da região indicando os problemas atuais
O fluxo de pessoas aumentou muito com os novos empreendimentos e empresas locais. Tivemos um acidente de carro em outubro de 2019 entre uma viatura da PM e um carro particular. Carros e motos estão correndo na rua. Animais silvestres atropelados. Calçadas com carros e os pedestres, com carrinho de bebê, tem que andar pela rua correndo riscos devido aos carros em alta velocidade. Bombeiros com dificuldade de manobrar devido a carros estacionados próximo à saída dos caminhões, tendo muitas vezes que trafegar pela contramão em alta velocidade. Falta sinalização na rua e no cruzamento com a Estrada das pimenteiras e com a Rua Oscar José da Silva, que é extremamente perigoso. E ainda devido ao fluxo de caminhões de obra dos empreendimentos, a rua começa a apresentar afundamentos.
Em 2019, a secretaria de segurança pública respondeu uma solicitação de quebra-molas mostrando a grande importância da rua e alegando a não possibilidade de quebra-molas devido à necessidade das viaturas passarem pelo local sem obstruções que causem demora no deslocamento. Também não apresentou uma solução adequada que resolvesse a questão dos carros particulares e motos em alta velocidade. Trecho do documento expedido pelo então secretário de segurança pública. Tal resposta e preocupação não é coerente com a atual situação do local.
Desmatamentos estão acontecendo dia e noite atrás dos batalhões, uma área verde que deveria ser preservada e agora libera lama e terra para baixo piorando a situação. Falta infraestrutura, falta estudo de impacto antes de liberarem mais licenças ,falta respeito à população e à natureza, falta fiscalização e planejamento.
---------------------------------------------------------------
A PROPOSTA DE SOLUÇÃO
Como forma de solucionar o problema local e ainda levando-se em conta que a região atingiu seu limite ocupacional e sem tratamento de esgoto, e ainda beneficiar toda a população que utiliza os serviços de emergência da cidade propomos a seguinte solução:
- Troca de todo o manilhamento da rua guandu para adequar à atual demanda.
- Sinalização adequada sobre estacionamento e no cruzamento no início da rua (Pedido dos Bombeiros e dos moradores) deixando clara a prioridade dos veículos que saem da guandu. (Priorização da emergência).
- Instalação de lombadas eletrônicas para coibir alta velocidade por veículos particulares sem atrapalhar as viaturas de PM e bombeiros.
- Mudança no zoneamento local que hoje é ZUD2 para o zoneamento equivalente à região totalmente residencial e com limitação máxima de 3 andares. Sem prejuízo às empresas já existentes no local e aos batalhões, e assim apenas residências poderão ser construídas daqui pra frente.
- Revisão das licenças ambientais expedidas sem o devido estudo da região e sem um estudo de impacto que garanta a segurança e a qualidade de vida dos moradores da região.
- Preservação da mata atrás dos quartéis como região de amortecimento do parque nacional de forma que sua degradação não leve riscos de deslizamentos à população local.
- Finalizar a colocação de paralelo, assim como é em toda a rua guandu hoje, no trecho da rua atrás dos batalhões, servindo assim de opção para as viaturas.Este trecho consta como asfaltado na prefeitura mas está no barro e virou lixão.
- Não permitir mais prédios no local.