Finalize o projeto BRT para melhorar a mobilidade urbana de São José, Felicio Ramuth!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 500!

Em São José dos Campos o projeto de implantação do BRT (sigla em inglês Bus Rapid Transit, ou Transporte Rápido por Ônibus)  corre o sério risco de ser abandonado pelo atual prefeito Felicio Ramuth (PSDB).  Esse projeto tem como objetivo melhorar a mobilidade urbana através de corredores exclusivos para ônibus, tornando o trajeto seguro, além de ser eficiente por diminuir o tempo de percurso, e transportar maior número de passageiros.

O projeto em questão tem verba de R$ 800 milhões já liberados, porém o prefeito quer realizar mudanças nele, pois alega supostamente não atender a cidade, e afirmou abandonar o projeto do BRT por oposição às regras do Ministério das Cidades de destinar o recurso com foco no transporte coletivo.

O atual transporte coletivo, majoritariamente realizado por ônibus, não está atendendo mais a população joseense. O reflexo disso foi o aumento da frota veicular em 200 % em 20 anos, mostrando que muitos preferem transporte particular do que o transporte coletivo. E isso vai além, a cidade constantemente tem problemas com engarrafamentos, principalmente nos horários de pico e nos pontos de ligações entre zonas norte, leste, sul e oeste. Muitos acessam a rodovia Presidente Dutra para chegarem aos principais bairros da cidade, a qual tem ocorrências diárias de acidentes (fatais ou não). Por todas essas principais problemáticas de mobilidade urbana, um projeto como o BRT é importante para uma cidade como São José que cresce a cada ano e hoje está com mais de 700.000 mil pessoas (IBGE, 2017).

O uso do transporte coletivo de qualidade é sem dúvida a solução para melhoria da mobilidade urbana e qualidade de vida das pessoas nas cidades, já que o aumento de veículos em circulação produzem mais materiais particulados (fuligem) que agravam a qualidade do ar e provocam problemas de saúde, e também há um aumento gases do efeito estufa resultando em um desequilíbrio no meio ambiente. Mas, não ter um transporte público eficiente e de qualidade não incentiva a utilizá-lo!

Na página da prefeitura de São José dos Campos existem informações sobre os detalhes do projeto BRT, tais como os locais de implantação.

Observação: crédito fotográfico para o portal Meon Metrópole Online.

Hoje: Thais está contando com você!

Thais Francisco precisa do seu apoio na petição «PREFEITO FELÍCIO RAMUTH: Implante já o projeto BRT para melhorar a mobilidade urbana de São José, Felicio Ramuth!». Junte-se agora a Thais e mais 220 apoiadores.