Contra os Ruídos Abusivos das Motos em São Paulo, Capital

162

Vamos chegar a 200 assinaturas!
Os abaixo-assinados com mais de 1.000 apoiadores têm cinco vezes mais chances de ganhar!

O problema

Com a pandemia, a passagem de motocicletas aumentou muito. E uma parte delas (não todas) faz ruídos ABUSIVOS, com escapamento aberto ou modificado, o que é Crime de Trânsito! Quem mora em ruas movimentadas ou ruas de passagem não tem mais PAZ, nem de madrugada. Ruídos constantes acima de 50 Decibéis causam irritabilidade, perda da audição, da concentração, dor de cabeça, insônia e outros problemas. O sono de idosos, bebês, pessoas com problemas de saúde, também é prejudicado!

TEMOS DIREITO AO SILÊNCIO!

Nós, moradores da cidade de São Paulo, vimos à Câmara Municipal de São Paulo, e ao Prefeito de São Paulo, requerer a aplicação do Artigo 230, inciso VII, do CTB, que prevê que veículos não podem ter suas características modificadas – e inciso XI, que proíbe alterações e defeitos no escapamento das motos — o que constitui infração grave. Também o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), por meio da Resolução nº 252 de 1999, prevê limites de ruídos dos escapamentos.  Para motos fabricadas a partir de 1999, os limites estabelecidos são 75 e 80 db (decibéis) , de acordo com a cilindrada. Notamos que certas motos são modificadas para produzir mais ruído, gerando em ruas usadas como passagem um barulho insuportável e constante, sem contar alguns motoqueiros que dão "pinote" na rua, para se divertir.  Pedimos a adoção do aplicativo Capester, que permite aos cidadãos o controle de infrações, enviando aos órgãos competentes (Detran) vídeos ou fotos que comprovem as mesmas, já adotado em Sorocaba e Porto Alegre. Um link deste abaixo-assinado será enviado a empresas de delivery (Rappi, Uber Eats, iFood etc), que não controlam seus "veículos" de trabalho. 

 

 

 

avatar of the starter
Antonio Sampaio DóriaCriador do abaixo-assinadoProfessor e escritor. Passei dias com dor de cabeça ouvindo motos barulhentas passando na minha rua, e acordando de madrugada. Não adianta fechar as janelas. Eu criei um curso online (Livros da Fuvest 2021), e foi difícil gravar vídeos com esse barulho!

Atualizações do abaixo-assinado