Vitória confirmada

PRAÇA DO DIÁRIO PARA O POVO

Este abaixo-assinado foi vitorioso com 1.624 apoiadores!

Excelentíssimo Prefeito da Cidade do Recife
Senhor Geraldo Júlio

Por dois meses, a Praça da Independência, conhecida como Praça do Diário ou "Quartel General do Frevo", historicamente do povo e indissociável do carnaval de rua, FICOU FECHADA E PRIVATIZADA PARA A REDE GLOBO COM A AUTORIZAÇÃO DO PODER PÚBLICO.

A Praça é o principal símbolo do espaço público livre, democrático e pertencente a todo mundo e é a imagem por excelência do direito humano à cidade.

Essa dimensão pública da vida simbolizada pela Praça não admite privatização.
Por isso, afronta qualquer noção de cidadania que o próprio poder público a quem incumbiria preservar e cuidar da Praça, a quem incumbiria protegê-la contra qualquer agressão ou assalto, seja justamente quem promova essa violência em pleno coração da cidade do próprio coração do carnaval.

O administrador dos bens públicos não pode se comportar como se seu dono fosse. Não pode esquecer, nem por um momento, que seu dono é o povo. Permitir o uso da Praça que a todos pertence por apenas alguns é usurpar um bem do povo.

A Rede Globo, após décadas de privatização desmedida de outro bem público - o espaço de radiodifusão - quer silenciar não apenas as vozes de uma sociedade plural, quer tingir de cinza a Praça, criando um monumento de HORROR E FEIURA para os brincantes expulsos e um oásis de luxo para seus convidados de elite.

Mas o POVO DA CIDADE DO RECIFE ESTÁ RETOMANDO A PRAÇA DO DIÁRIO, de que é legítimo titular!

E exige do Prefeito da Cidade do Recife, Senhor Geraldo Júlio, o COMPROMISSO PÚBLICO de que não vai mais pactuar com a privatização da Praça do Diário, nem vai permitir qualquer espécie de uso privado de nenhuma Praça da Cidade.

Ao povo o que é do povo! Privatização das Praças do Recife nunca mais!

Recife, 04 de abril de 2014.

Data do Ato Simbólico de Reintegração de Posse da Praça do Diário pelo Povo

Direitos Urbanos | Recife

Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social - CENDHEC

Centro de Cultura Luiz Freire

Centro Popular de Direitos Humanos - CPDH

Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife - AMECICLO

Fórum Pernambucano de Comunicação - FOPECOM

Comitê Pernambucano do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação

Comitê Popular da Copa de Pernambuco

Cidades Visuais

SOS Corpo - Instituto Feminista para a Democracia

Hoje: Liana está contando com você!

Liana Cirne Lins precisa do seu apoio na petição «Prefeito da Cidade do Recife: PRAÇA DO DIÁRIO PARA O POVO». Junte-se agora a Liana e mais 1.623 apoiadores.