Por mais agilidade e apoio do Senado para a aprovação da Lei Lucas - PLC 17/2018

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 150.000!

Cerca de 4,5 mil crianças de 0 a 14 anos morrem POR ANO no Brasil vítimas de vários tipos de acidentes, dentre eles o engasgo, segundo a ONG Criança Segura.

Em setembro do ano passado, meu filho Lucas, de apenas 10 anos, se engasgou com um pedaço de salsicha do cachorro quente que foi servido na hora do lanche durante um passeio escolar. No local não haviam pessoas preparadas para socorrê-lo de forma rápida e adequada e ele veio a falecer no hospital, dois dias depois, em decorrência da asfixia por engasgamento.

Desde então, eu, Alessandra Begalli Zamora e minha irmã, Andréa Zamora Bettiati, promovemos um grande movimento social, o "Vai Lucas - Do luto à luta", em busca de garantir a formação em primeiros socorros dos profissionais da educação e dos que trabalham nos mais diversos tipos de locais que oferecem recreação para crianças e adolescentes.

Nosso movimento ganhou força e teve resultados. De novembro de 2017 até o momento, conseguimos a adesão de quase 450 Câmaras Municipais por todo o Brasil e 13 Assembleias Legislativas. Dezenas de prefeituras dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná já estabeleceram esse compromisso por meio de lei.

Mas é preciso garantir isso em todo o território nacional! Esse é o objetivo do Projeto de Lei 9468/2018, mais conhecido como "Lei Lucas", de autoria dos deputados Ricardo Izar e Pollyana Gama, que institui a obrigatoriedade aos estabelecimentos públicos e privados voltados ao ensino básico, ou à recreação infantil, de capacitarem seu corpo docente e funcional em noções básicas de primeiros socorros.

O projeto já foi aprovado por unanimidade na Câmara dos Deputados, no dia 20 de março, e agora depende da aprovação do Senado Federal.

A velocidade de tramitação do projeto de lei é resultado de articulação política eficiente e grande mobilização popular. Agora, para que o PL tenha o mesmo resultado no Senado, é preciso mostrar concretamente esse apoio! Isso pode ser demonstrado através de uma petição massiva a ser apresentada aos gabinetes dos senadores e ao presidente do Senado.

Havendo sucesso com a adesão de milhares de pessoas à petição, aliada à uma campanha cortês de contato com os gabinetes dos senadores, é possível, ainda este ano, colocar a Lei Lucas na mesa do presidente da República para sua sanção!

No Senado a Lei Lucas tramita como PLC 17/2018.

Assine esta petição e vamos JUNTOS pressionar o Senado Federal para aprovar esta lei que poderá salvar muitas vidas!

Hoje: Alessandra Begalli com Campanha Vai Lucas está contando com você!

Alessandra Begalli com Campanha Vai Lucas precisa do seu apoio na petição «Por mais agilidade e apoio do Senado para a aprovação da Lei Lucas- PLC 17/2018 Queremos capacitação dos profissionais de educação em primeiros socorros!». Junte-se agora a Alessandra Begalli com Campanha Vai Lucas e mais 123.119 apoiadores.