Pela derrubada do veto de Bolsonaro à distribuição gratuita de absorventes!

Pela derrubada do veto de Bolsonaro à distribuição gratuita de absorventes!

“Muitas meninas faltam às aulas todos os meses por não ter absorvente”, afirma Beatriz Diniz, de 19 anos, uma das líderes do Girl Up. Mesmo diante dessa estarrecedora realidade do nosso país, Jair Messias Bolsonaro vetou hoje a distribuição gratuita de absorventes a estudantes de baixa renda de escolas públicas, mulheres em situação de rua ou de extrema vulnerabilidade. Isso é mais do que absurdo. É desumano, insensível, sádico, ultrajante e perverso!
Ao sancionar a criação do Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual (Lei 14.214), Bolsonaro vetou justamente a principal medida determinada pelo programa. Além disso, o presidente ainda barrou o trecho que inclui o item nas cestas básicas distribuídas pelo Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
O Projeto de Lei 4.968/2019 foi aprovado no Congresso Federal com o objetivo de combater a pobreza menstrual, que é a falta de acesso ou de recursos para a compra de produtos de higiene e outros itens necessários durante o período da menstruação.
A pobreza menstrual afeta milhões de pessoas no mundo diariamente e a falta de absorventes acarreta em diversos problemas, como a evasão escolar. A cada quatro adolescentes brasileiras, uma sofre com a falta de absorventes durante o período menstrual e cerca de 10% não frequenta as aulas em decorrência deste fato, segundo o relatório Livre Para Menstruar.
Portanto, o veto do presidente fere diretamente a dignidade de milhões de pessoas no Brasil e dificulta, ainda mais, a vida delas.
O argumento de Jair Bolsonaro para o veto foi de que não há custeio previsto para essas ações. Porém, o texto do PL aprovado afirma que o dinheiro sairá dos recursos destinados pela União ao SUS e, para as presidiárias, do Fundo Penitenciário Nacional. Ou seja, o argumento utilizado pelo presidente não tem fundamento!
O Congresso tem 30 dias para manter ou não o veto presidencial. Precisamos agora pressionar Senadores e Deputados para DERRUBAREM O VETO!!!
Junte-se a nós pela dignidade de milhões de mulheres, meninas e demais pessoas que menstruam em nosso país! Assine e compartilhe essa petição!
#LivreParaMenstruar