Pela aprovação URGENTE do auxílio-cuidador para a pessoa idosa e/ou com deficiência

Pela aprovação URGENTE do auxílio-cuidador para a pessoa idosa e/ou com deficiência

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 150.000!


Meu nome é Eduardo e minha mãe tem 88 anos. Ela perdeu a visão há 5 anos em decorrência de glaucoma e foi diagnosticada com Alzheimer. Tanto pela idade, quanto pela deficiência e condição delicada de saúde, minha mãe precisa da presença de um(a) cuidador(a) no dia a dia. Sabendo que milhões de pessoas encontram-se nessa mesma situação difícil – recebendo uma aposentadoria baixa, com idade avançada e diversas complicações de saúde – venho solicitar a URGÊNCIA na aprovação do Projeto de Lei 3022/20. Este PL cria o auxílio-cuidador no valor de um salário mínimo para a pessoa idosa e/ou com deficiência que necessite de terceiros para realização das atividades, assegurando recursos financeiros para contratação destes cuidadores e cuidadoras.

Precisamos promover o cuidado como um direito básico humano. Esse cuidado essencial que nossos idosos precisam garante a eles dignidade humana e é um dever público do Estado. Em tempos de pandemia de Covid-19 e isolamento social, se faz ainda mais urgente a aprovação do PL 3022/20.

Até 2050, teremos no Brasil mais de 40 milhões de pessoas com mais de 60 anos (segundo o IBGE). O auxílio-cuidador será um suporte extremamente significante para essa população que contribuiu tanto para a construção do país e precisará de cuidados.