Abaixo-assinado encerrado

Peça agora a rejeição da patente do medicamento para a hepatite C.

Este abaixo-assinado conseguiu 53.363 apoiadores!

A hepatite C é uma doença que pode levar à morte e um dos maiores problemas de saúde pública no mundo, com mais de 71 milhões de pessoas infectadas já em fase crônica, sendo quase 700 mil delas no Brasil, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Médicos Sem Fronteiras (MSF) tem projetos que tratam pessoas afetadas pelo vírus em 13 países. Desde 2015, MSF já ofereceu tratamento a mais de 12 mil pessoas infectadas. A resposta ao tratamento com genéricos de sofosbuvir (SOF) e de daclatasvir (DCV) é altíssima, alcançando a cura em 95% dos casos. Antes dos novos medicamentos antivirais, os efeitos colaterais do tratamento eram pesados e as chances de cura baixas. Muitos casos exigiam transplante de fígado para garantir a sobrevida do paciente, mas não a cura.

O acesso ao sofosbuvir, porém, está ameaçado em nosso país. A empresa farmacêutica Gilead Sciences entrou com pedido de patente do medicamento no Brasil. Caso a patente seja concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), a empresa terá assegurado monopólio, fazendo com que o tratamento permaneça inacessível para boa parte da população e mantendo elevados os custos para o Ministério da Saúde. Leia reportagem da Folha de S. Paulo sobre disputa para produção de genérico da hepatite C no Brasil.

Atualmente, o tratamento de 12 semanas com sofosbuvir é oferecido em nosso país por cerca de US$4.200, enquanto MSF adquire o mesmo medicamento para os projetos onde trata pessoas com hepatite C por US$120. MSF conhece de perto o grande impacto positivo de medicamentos acessíveis para populações em situação de vulnerabilidade. Por isso, MSF está atuando neste caso, para que o acesso ao tratamento para a hepatite C não se torne inviável.

Solicitamos ao INPI que rejeite a patente considerando a gravidade do caso, os impactos para a saúde da população e as evidências técnicas contrárias à concessão da patente apresentadas nos últimos meses.

POR FAVOR, ASSINE AGORA!

Junte sua voz a esta causa e peça a rejeição da patente, beneficiando milhares de vidas. Mobilize pessoas em suas redes para que também assinem!

Hoje: Médicos Sem Fronteiras está contando com você!

Médicos Sem Fronteiras precisa do seu apoio na petição «Peça agora a rejeição da patente do medicamento para a hepatite C.». Junte-se agora a Médicos Sem Fronteiras e mais 53.362 apoiadores.