Apelo para aceite de documentação digitalizada

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.500!


À TODOS os envolvidos no Comércio Exterior do Brasil

Conforme declarado oficialmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no dia 11 de março de 2019, a humanidade enfrenta neste momento uma PANDEMIA,  causada pelo Corona Vírus COVID-19.

SE VOCÊ EXIGE EM SEU PROCESSO A APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS ORIGINAIS IMPRESSOS, pedimos em nome da segurança de todos os brasileiros que inicie o processo de aceite do documento digitalizado.   

Desta forma, colaboramos para reduzir o trânsito de pessoas, possibilitando operações em trabalho remoto, ajuda conter a propagação dessa doença.


Aos Órgãos Governamentais 

O Portal Único está funcionando perfeitamente, https://portalunico.siscomex.gov.br/portal/ , dezenas de Órgãos Governamentais e Repartições já utilizam este sistema.

Este sistema elimina a necessidade de entrega de documentos físicos presencialmente.

A Receita Federal, principal Órgão governamental atuante no Comércio Exterior já eliminou a necessidade de entrega de documentação física, vamos seguir essa evolução.

Aos Armadores, Agentes de Cargas, Recintos Alfandegados e demais envolvidos

Assinaturas digitais e termos de compromisso tem validade jurídica, você pode sim revisar seu procedimento para eliminar a necessidade de entrega física de documentação.

Aceite autenticações de documentos e assinaturas manuais e eletrônicas, realizadas por despachantes aduaneiros, contadores e advogados, a autenticação por estas assinaturas já é aceita judicialmente. Destacamos que os agentes e advogados envolvidos tem fé pública para validar esses documentos.