Fim das sacolas plásticas descartáveis em Favor do Meio Ambiente e saúde pública

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 500!


Apenas proibição de canudos plásticos descartáveis não impactam tanto na diminuição do resíduo e agregado ambiental bem como entupimento de bueiros e enchentes . Há mais de 25 anos eram utilizados sacolas de papel em supermercados . Fora do Brasil , na maioria dos estabelecimentos , não se utilizam sacolas plásticas , apenas reutilizáveis ou de papel. 

O plástico é um dos maiores agressores do Meio ambiente , tendo em vista os malefícios ocasionados também as espécies oceânicas, confundindo com alimentos  e aumentamdo cada vez mais a quantidade de chamado no oceano . A Grande Porção de Lixo do Pacífico, chamada ainda de Grande Depósito de Lixo do Pacífico, Grande Ilha de Lixo do Pacífico ou Grande Sopa de Lixo do Pacífico, tal como descrita principalmente pelo pesquisador Charles J. Moore desde 1997, é uma região do oceano Pacífico. 

Desde o capitalismo e incentivo ao consumo do petróleo , cada vez em maior proporção, tem o produto que é o plástico e ele ocupa cada vez mais espaço nas nossas vidas e devido seu imenso tempo de decomposição , destruindo o meio ambiente.

A substituição do que era melhor, das sacolas em papel,  foi aceita de forma tão rápida devido ao alto consumo desse derivado do petróleo , que hoje o plástico faz parte de nossas vidas . Mas há 30 anos vivíamos com muito menos plásticos .

Com a proibição dos canudos de plástico descartáveis , os copos plásticos descartáveis são mais utilizados, pois se não há um canudo o estabelecimento oferece um copo descartável de plástico , portanto a diminuição não foi tão efetiva na poluição ambiental . Para que tenhamos um volume menor e menor seja o impacto do plástico no meio ambiente , é  preciso restringir cada vez mais o plástico do nosso meio de vida , do meio ambiente que vivemos , pois leva cerca de 450 anos para se decompor .

A negativa as sacolas plásticas , em questão neste abaixo assinado , a qual se solicita a proibição de fato , levam em torno de 30 a 40 anos para sua decomposição. Seu uso hoje não só é indiscriminado , mas mais do que isso , estamos comprometendo um planeta que já está completamente comprometido quanto a poluição interferindo não mais indiretamente em nossas vidas , mas de forma direta em todo meio ambiente , desde o oceano, como citado , até as grandes enchentes muitas vezes provocadas por entupimentos de bueiros devido aos resíduos , mas principalmente a imensa quantidade de sacolas plásticas descartáveis que se utilizam hoje em dia . Isto nos leva a problemas ambientais bem como de saúde pública , levando a doenças devido às enchentes . 

Desta forma , solicito este abaixo assinado , para que se inicie no Rio de Janeiro e q assim sejam abolidas as sacolas plásticas de qualquer estabelecimento comercial e apenas utilizem as sacolas reutilizáveis , biodegradáveis ou de papel ( como há 30 anos), pelo bem da população do nosso estado , das espécies nos rios , córregos e oceanos , bem como do meio ambiente como um todo que afeta diretamente na saúde pública deste estado . 

 



Hoje: Bárbara está contando com você!

Bárbara Serralha precisa do seu apoio na petição «Não as sacolas plásticas descartáveis e sim ao uso das sacolas biodegradáveis ou reutilizáveis.». Junte-se agora a Bárbara e mais 334 apoiadores.