Oposição propositiva à privatização da Dataprev.

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 5.000!

Ganhadora de prêmios, a Dataprev é caso de sucesso há mais de uma década, com lucro líquido e rentabilidade consistentemente acima da média do mercado.

Uma abertura de capital da empresa na Bolsa de Valores teria o potencial para multiplicar por dezenas de vezes o seu valor patrimonial. Ocorre que a privatização inicialmente esboçada por parte da equipe de Bolsonaro, a pretexto de reduzir custos, subestimaria o valor da empresa.

Além disso, a perda do controle acionário de uma empresa de tecnologia e comunicações em que cerca de 70% de seu faturamento é contra órgãos e entidades públicas e também é responsável por controlar os dados da Previdência Pública de 35 milhões de beneficiários, colocaria em risco toda a sociedade brasileira.

Além do mais, privatizações fazem sentido para estimular a quebra de monopólios e a competitividade entre empresas do mesmo ramo. No entanto, a Dataprev é na prática uma INTEGRADORA de SISTEMAS, de SERVIÇOS DE TIC e de BASES DE DADOS com informações sociais, trabalhistas e previdenciárias de todos o cidadãos brasileiros, cujo modelo competitivo comum não favorece a missão de expansão do Governo Eletrônico.

Vale ressaltar que o Governo Eletrônico, ao dispor de serviços e informações aos cidadãos, contribui para a transparência, aumenta o controle social e a cidadania, fundando um país mais participativo e democrático.

Uso do Blockchain, Inteligência Artificial, IoT, prêmio de melhor projeto de Cloud,  Certified Energy Efficiency in Data Centres, Hackathons, repetidas vezes campeã da Melhores & Maiores da Indústria Digital e também da competição entre os Serviços Públicos são exemplos de conquistas dessa Estatal, a única empresa pública federal a receber o prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI

Esse abaixo-assinado não se limita a ser um documento crítico, mas também propositivo. Assim, considerando a plataforma de campanha que levou à vitória de Bolsonaro, bem como o anseio de uma Estado eficiente, propomos que o risco incorrido pela gestão estatal seja minorado pela partilha das ações com a sociedade brasileira e não apenas com um Banco ou uma empresa, mantendo o controle Estatal enquanto perdurarem os imperativos de segurança nacional e de relevante interesse coletivo, conforme amparo da Constituição Federal.

Hoje: Thiago está contando com você!

Thiago Alves precisa do seu apoio na petição «Não à privatização da Dataprev». Junte-se agora a Thiago e mais 2.656 apoiadores.