Vitória confirmada

Mudar a definição de "Patroa" no dicionário Michaelis e no Google

Este abaixo-assinado foi vitorioso com 3.759 apoiadores!


A definição de "patroa" nos dicionários de língua portuguesa, e o resultado da busca no Google quando a palavra é pesquisada, traz um significado pejorativo e machista, que coloca a mulher em submissão (mulher do patrão; dona de casa). Diferente do que aparece como significado para o termo “patrão”.

Exigimos da editora Melhoramentos, da Oxford University Press e do Google que sejam feitas as devidas correções em fundamentações cabíveis! Assine e compartilhe para que esse absurdo seja corrigido. Pois patroa é tudo o que está na definição de patrão, só que no feminino. 

Na foto desse abaixo-assinado e aparece a Anitta, que se indignou com esse fato, mostrando a definição do Oxford Language, que aparece no Google. E abaixo seguem as definições dos dois termos retiradas do dicionário online Michaelis:

pa·tro·a 

sf

1 Mulher do patrão.

2 Mulher que é responsável pela administração da casa; dona de casa.

3 Mulher que dirige certos estabelecimentos ou serviços.

4 COLOQ Vesposa, acepção 2.

5 COLOQ Tratamento respeitoso dirigido a uma senhora por algumas pessoas.

pa·trão

sm

1 Proprietário de empresa, fábrica, oficina, fazenda etc., em relação a seus empregados; empregador: “Ano após ano, mal entrava o mês de novembro, Tibério punha-se a caminho do Rio Grande do Sul, de Antares e das suas terras, onde tornava a ser o estancieiro, o patrão, o homem que manda, desmanda e grita” (EV).

2 Chefe de um escritório, uma repartição, de uma empresa, um estabelecimento comercial, uma fábrica etc., que tem sob sua responsabilidade funcionários, empregados, operários etc.: “Bem me lembro de que, naquela ocasião, dizia o Sodré Viana: ‘– Se me despedirem, e se minha família passar fome, mato o patrão. Mato’” (NR).

3 O dono da casa em relação aos criados; senhor: “Mais um telefonema, e o ruivo vai passar a palavra a um dos gêmeos, que irá direto ao ponto; dirá que se não pintar a grana, o irmão da dondoca leva chumbo no meio dos cornos. O copeiro ficará assustado e sem ação, pois o patrão estará na ponte aérea […]” (CB).

4 Pessoa notável que tem sob sua proteção pessoas, entidades, instituições etc.; patrono, protetor.

5 Tratamento respeitoso que pessoas humildes usam ao se dirigir a determinadas pessoas.

6 REG (AM) Chefe do seringal ou seu dono.

7 NÁUT Aquele que comanda uma embarcação pequena, principalmente barcos de regata.



Hoje: Tiago está contando com você!

Tiago Acordi precisa do seu apoio na petição «Mudar a definição de "Patroa" no dicionário Michaelis e no Google». Junte-se agora a Tiago e mais 3.758 apoiadores.