Petition Closed
Petitioning Advogado Geral da União Sr. Luís Inácio Adams

Ministro Luís Inácio Adams (AGU): Pague o que o Governo Federal deve aos aposentados do Aerus

Nós somos os funcionários aposentados da Varig e Transbrasil, solicitando ao  Governo Brasileiro que pague o que nos deve, como foi determinado pela Justiça. 750 aposentados já morreram sem receber a aposentadoria que lhes era devida.

Em Abril de 2006, o Governo Brasileiro tornou-se responsável pelo fundo de pensão AERUS, para o qual 10.000 aeroviários e aeronautas, contribuíram desde 1982 com 10% a 20% do salário.

Nunca entendemos por que razão o Governo Brasileiro permitiu que essas empresas fizessem “negociações” com o dinheiro do fundo de pensão dos funcionários. A Varig fez 21 renegociações de dívidas. A Transbrasil fez 8. O resultado foi um calote monumental que acabou com a aposentadoria dos aeroviários e aeronautas.

Eu sou Ana Karina Dias, filha da Romacilda, uma comissária de bordo que hoje vive com apenas 50% da aposentadoria à qual tem direito, muitos estão recebendo apenas 8 % e corre o risco de perder 24 anos de contribuição. Luto por ela e por colegas que estão em situação ainda pior. Há participantes do fundo em penúria e gente que cometeu suicídio levada pelo desespero.

A Justiça Brasileira nos dá razão. Em 13 de Julho de 2012, houve uma decisão do Tribunal Regional Federal da 1 Região(TRF1), que determinou o pagamento do que é devido aos aposentados. O Governo Federal não cumpriu e recorreu de novo, prática constante da Advocacia Geral da União (AGU). Faz 2 anos que o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que fosse aceita Antecipação de Tutela e o Governo Federal pagasse as aposentadorias de forma integral, bastava haver uma decisão de 1 instância, já que o caso dos beneficiários do AERUS é de caráter alimentício e indenizatório.Mas essa decisão também não foi cumprida.

Desejamos apenas que as aposentadorias devidas sejam pagas. Temos apoio político e queremos agora, com este abaixo-assinado, apoio popular para que os 10 mil aposentados na faixa dos 75 anos de idade recebam o que o Governo Federal deve a eles. Pedimos à AGU que pare de recorrer sistematicamente e pague o que a Justiça determinou.

This petition was delivered to:
  • Advogado Geral da União
    Sr. Luís Inácio Adams

Ana Dias started this petition with a single signature, and now has 8,143 supporters. Start a petition today to change something you care about.

The only way Sr. Luís Inácio Adams will listen

Every signature matters and makes the petition more powerful. Add your name today and help us win.