Liberem as Patentes das Vacinas, Tratamentos e Diagnósticos da COVID-19

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 150.000!


É necessário que todas as ferramentas médicas contra a COVID-19 estejam disponíveis e acessíveis para todas as pessoas no mundo. Junte-se a nós para exigir que o ministro das Relações Exteriores apoie a suspensão temporária de patentes e de outros direitos de propriedade intelectual nesta pandemia. Vacinas, medicamentos e diagnósticos para a COVID-19 precisam chegar a todos. 

Diga não à desigualdade no acesso! Agora é o momento de agir.

Um ano após o início da pandemia, o cenário atual é uma crise mundial sem precedentes, que já custou a vida de mais de três milhões de pessoas. 

Vivemos uma profunda tensão entre a escassez de vacinas e a enorme demanda e urgência pelo avanço da vacinação em todo o mundo. A realidade é que estamos longe de garantir que todos os profissionais de saúde da linha de frente e grupos vulneráveis em todos os países estejam vacinados. 

Enquanto isso, as novas variantes do SARS-Cov 2, que já foram detectadas no mundo todo, demonstram que precisamos garantir que o maior número de pessoas estejam imunizadas. Isso deve ocorrer em escala global e essa é a nossa única saída. 

A pandemia só terá um fim quando acabar para TODOS! 

No dia 5/5, os países membros da Organização Mundial do Comércio (OMC) se reunirão para analisar um pedido apresentado pela Índia e pela África do Sul, que propõe a suspensão das patentes e de outros direitos de propriedade intelectual sobre vacinas, tratamentos e diagnósticos enquanto a pandemia de COVID-19 não estiver controlada. 

Apesar de seu histórico como liderança global em saúde pública até hoje, o Brasil ainda não apoia esse pedido perante a OMC, se opondo a mais de 100 países que são a favor da suspensão temporária de patentes e outros direitos, tendo em vista a difusão do conhecimento necessário para ampliar a produção dessas ferramentas médicas essenciais. 

Tendo sempre defendido o uso de mecanismos globais para ampliar o acesso a medicamentos e vacinas, com essa posição, o governo brasileiro coloca em risco a própria população do país, que está sofrendo com o acesso lento à vacinação e outros insumos de saúde. 
 
Por meio do compartilhamento de conhecimento tecnológico e da ampliação na produção de vacinas, medicamentos e tratamentos contra a COVID-19, o país pode se beneficiar com mais opções de compra e de negociação e, assim, melhorar as condições para garantir vacinação e tratamento para a população.  

Se continuarmos no ritmo atual, mais de 85 países só alcançarão níveis razoáveis de vacinação em 2023. Precisamos mudar isso AGORA. Essa é a nossa oportunidade de mudar a história. 

Com o seu apoio e do maior número de pessoas que, como nós, acreditam que durante a pandemia deve haver acesso igualitário e universal às vacinas, medicamentos e diagnósticos, podemos mudar as coisas. 
 
POR FAVOR, ASSINE AGORA! 
Junte sua voz a esta causa e peça a suspensão das patentes e outros direitos de propriedade intelectual, beneficiando a todos. Mobilize pessoas em suas redes para que também assinem. 

Precisamos da sua assinatura: peça ao Ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto França, para apoiar a suspensão de patentes e outros direitos de propriedade intelectual da COVID-19.