Vitória confirmada

Acabe com a incitação a crimes de maus-tratos a animais em exposições de arte

Este abaixo-assinado foi vitorioso com 2.602 apoiadores!

Como atuante de longa data no movimento de proteção animal, minha decepção foi enorme ao saber que a ministra da Cultura Marta Suplicy visitou e elogiou a exposição “Made by... Feito por Brasileiros” e não se posicionou contra Usine, uma das ditas “obras” do evento, que nada mais é do que um filme onde cães e galos foram confinados em um pequeno espaço para brigarem. Nesse mesmo espaço, o autor do filme também colocou sadicamente cobras, escorpiões e outros animais para se atacarem.

Rinhas de animais são proibidas no Brasil desde 1934. Atualmente, as rinhas de cães e galos podem ser enquadradas como crimes ambientais – por maus-tratos ou abuso animal – cuja pena é detenção de três meses a um ano e multa. Ao considerar o filme Usine “uma obra de arte”, os curadores do evento estão fazendo uma clara incitação a crimes de abuso a animais. Incitações ou apologias a atos criminosos também são ilegais e sujeitos a detenção ou multa no nosso país.

Para agravar o problema, a exposição está sendo frequentada por um público de diversas faixas etárias, incluindo crianças, que ali encontram uma profunda incitação à violência e ao sadismo cometidos pelo autor do filme, o argelino Adel Abdessemed.

As obras de Adel Abdessemed de violência contra animais já foram removidas de exposições em diversos países como nos EUA, Escócia e Itália. O Brasil, país que por lei reconhece o abuso animal como crime, deve fazer o mesmo.

Assine esta petição que pede que a ministra da Cultura Marta Suplicy corrija o erro de elogiar essa exposição como “uma grandiosidade que merece ser vista”. A presença do filme Usine na exposição claramente desrespeita as leis do nosso país. Como ministra, Marta tem o poder e o dever de demandar que o filme Usine seja imediatamente removido da exposição “Made by... Feito por Brasileiros”.

Incitação e apologia à crueldade contra animais é crime, não cultura!

Elizabeth MacGregor

Diretora de Educação do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal (FNPDA)

Ajude a promover essa campanha no Facebook!

Hoje: Fórum Animal está contando com você!

Fórum Animal precisa do seu apoio na petição «Ministra da Cultura Marta Suplicy: Acabe com a incitação a crimes de maus-tratos a animais em exposições de arte». Junte-se agora a Fórum Animal e mais 2.601 apoiadores.