Pelo fim da crueldade na indústria de proteína animal.

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 2.500!

Muitas pessoas que preparam diariamente suas refeições com alimentos advindos da indústria da proteína animal, seja bovinocultura, suinocultura ou avicultura, talvez não saibam o que aquele alimento passou para chegar até ali.

Não sou vegetariano e este não é um pedido nesse sentido. Muito pelo contrário: gostaria que todo o processo para obtenção da proteína animal não fosse repleto de crueldades inimagináveis! Gostaria de ter a consciência tranquila ao utilizar esses alimentos.

Sou formado em Zootecnia e tenho mestrado em Nutrição Animal. Não trabalho na área (feliz com isso), mas em um órgão ambiental federal. Vi muita crueldade antes mesmo de frequentar as cadeiras da Universidade, pois cresci no interior de São Paulo em áreas rurais. Os animais no seu ciclo produtivo são tradados como qualquer coisa inanimada, que não são passíveis de sentimentos, principalmente de dor. Leitões são castrados sem anestesia (são feitos dois cortes no saco escrotal com bisturi ou faca e os testículos arrancados com as mãos), pintinhos machos são triturados vivos para virarem ração, galinhas poedeiras passam a vida toda amontoadas em gaiolas escuras sem nunca terem pisado no chão, mas apenas em grades (e já ouviram falar em "muda forçada"?), porcas ficam presas em estruturas praticamente do tamanho do seu corpo, sem mobilidade até mesmo para olharem para os lados.

Isso é apenas a ponta do iceberg e não podemos ficar alheios a essas situações. A indiferença apenas perpetuará tais práticas. Precisamos de políticas públicas voltadas para o bem estar animal também na cadeia produtiva. Precisamos também de fiscalização dos órgãos competentes não apenas na questão sanitária, mas para coibir práticas cruéis. Precisamos de leis que punam rigorosamente os abusos. E, principalmente, precisamos que as pessoas saibam o que de fato aconteceu com aquele animal ou produto posto à mesa, forçando a indústria a banir práticas tão horrendas.

Hoje: Eder está contando com você!

Eder Barboza precisa do seu apoio na petição «Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.: Pelo fim da crueldade na indústria de proteína animal.». Junte-se agora a Eder e mais 1.987 apoiadores.