

Manifesto sobre os dias reservados às eletivas
O problema
Manifesto em formato de PDF (Clique para visualizar)
Manifesto sobre os dias reservados às eletivas
São Paulo, 25 de junho de 2025
Nós, estudantes do 5º semestre de 2025.1 do curso de Cinema e Audiovisual da ESPM, compromissados com a qualidade da grade acadêmica e com o bom aproveitamento do tempo dos estudantes, unimo-nos em oposição à proposta de transferência das eletivas, atualmente realizadas às sextas-feiras, para as segundas-feiras, o que tornaria a sexta-feira mais um dia de aulas obrigatórias em nosso curso.
No dia 27 de maio, fomos informados pelo professor e supervisor do curso, Luiz Fernando da Silva Junior, de que a instituição decidiu alterar o dia reservado às eletivas para inserir disciplinas obrigatórias de Cinema e Audiovisual às sextas-feiras à noite. Compreendendo o impacto dessa mudança em nossa rotina, fomos consultados para escolher se as futuras aulas ocorreriam das 19h30 às 23h00 ou das 17h40 às 21h10. Como não atingimos o quórum e houve insatisfação por parte dos votantes, não foi possível encaminhar uma deliberação conclusiva à coordenação. Diante do descontentamento geral, iniciamos este manifesto e abaixo-assinado a fim de explicar o porquê da medida ser prejudicial sob diversas razões e buscar sua reversão.
A proposta de impor aulas obrigatórias às sextas-feiras ignora importantes aspectos da realidade dos universitários. Muitos estudantes residem em outras cidades e retornam às casas de seus familiares no período de sexta a domingo. Além disso, é comum entre os alunos, atividades profissionais no meio cultural e de entretenimento, como eventos, shows, festas e peças de teatro, de modo que grande parte dessas atividades são concentradas justamente aos fins de semana. Soma-se também a preocupação com a segurança, uma vez que há vários bares no entorno da instituição, e durante as sextas-feiras à noite apresenta aumento no fluxo de frequentadores devido à vida noturna local, tornando o trajeto de saída mais vulnerável e arriscado, evidenciado pelos desentendimentos e brigas que ocorrem na rua.
Posto isto, essa mudança acarretará consequências para a dinâmica acadêmica e não proporcionará o resultado desejado. A introdução de aulas nas sextas-feiras tende a reduzir significativamente a presença dos estudantes, tanto por dificuldades de deslocamento quanto por compromissos familiares e profissionais, comprometendo o acompanhamento do curso. Ademais, transferir o dia livre das eletivas para as segundas-feiras não garante adesão às novas datas, pois muitos priorizam a economia de tempo e transporte, inscrevendo-se em disciplinas optativas no mesmo dia de aulas obrigatórias, o que enfraqueceria também a ocupação da segunda-feira. Dessa forma, a medida prejudica tanto o rendimento nas matérias quanto a assiduidade nas eletivas em dois dias da semana.
Diante de todos os pontos expostos, enfatizamos a importância e urgência da revisão da decisão de alteração do dia reservado para eletivas. Acreditamos que manter as sextas-feiras livres favorece tanto o rendimento acadêmico quanto a organização institucional. Colocamo-nos à disposição para esclarecer dúvidas, aprofundar o entendimento sobre nossas demandas e colaborar com soluções que estimulem a presença dos alunos em todos os dias da semana.
Atenciosamente,
Turma 2026.2 de Cinema e Audiovisual (Ingressantes de 2023.1)

58
O problema
Manifesto em formato de PDF (Clique para visualizar)
Manifesto sobre os dias reservados às eletivas
São Paulo, 25 de junho de 2025
Nós, estudantes do 5º semestre de 2025.1 do curso de Cinema e Audiovisual da ESPM, compromissados com a qualidade da grade acadêmica e com o bom aproveitamento do tempo dos estudantes, unimo-nos em oposição à proposta de transferência das eletivas, atualmente realizadas às sextas-feiras, para as segundas-feiras, o que tornaria a sexta-feira mais um dia de aulas obrigatórias em nosso curso.
No dia 27 de maio, fomos informados pelo professor e supervisor do curso, Luiz Fernando da Silva Junior, de que a instituição decidiu alterar o dia reservado às eletivas para inserir disciplinas obrigatórias de Cinema e Audiovisual às sextas-feiras à noite. Compreendendo o impacto dessa mudança em nossa rotina, fomos consultados para escolher se as futuras aulas ocorreriam das 19h30 às 23h00 ou das 17h40 às 21h10. Como não atingimos o quórum e houve insatisfação por parte dos votantes, não foi possível encaminhar uma deliberação conclusiva à coordenação. Diante do descontentamento geral, iniciamos este manifesto e abaixo-assinado a fim de explicar o porquê da medida ser prejudicial sob diversas razões e buscar sua reversão.
A proposta de impor aulas obrigatórias às sextas-feiras ignora importantes aspectos da realidade dos universitários. Muitos estudantes residem em outras cidades e retornam às casas de seus familiares no período de sexta a domingo. Além disso, é comum entre os alunos, atividades profissionais no meio cultural e de entretenimento, como eventos, shows, festas e peças de teatro, de modo que grande parte dessas atividades são concentradas justamente aos fins de semana. Soma-se também a preocupação com a segurança, uma vez que há vários bares no entorno da instituição, e durante as sextas-feiras à noite apresenta aumento no fluxo de frequentadores devido à vida noturna local, tornando o trajeto de saída mais vulnerável e arriscado, evidenciado pelos desentendimentos e brigas que ocorrem na rua.
Posto isto, essa mudança acarretará consequências para a dinâmica acadêmica e não proporcionará o resultado desejado. A introdução de aulas nas sextas-feiras tende a reduzir significativamente a presença dos estudantes, tanto por dificuldades de deslocamento quanto por compromissos familiares e profissionais, comprometendo o acompanhamento do curso. Ademais, transferir o dia livre das eletivas para as segundas-feiras não garante adesão às novas datas, pois muitos priorizam a economia de tempo e transporte, inscrevendo-se em disciplinas optativas no mesmo dia de aulas obrigatórias, o que enfraqueceria também a ocupação da segunda-feira. Dessa forma, a medida prejudica tanto o rendimento nas matérias quanto a assiduidade nas eletivas em dois dias da semana.
Diante de todos os pontos expostos, enfatizamos a importância e urgência da revisão da decisão de alteração do dia reservado para eletivas. Acreditamos que manter as sextas-feiras livres favorece tanto o rendimento acadêmico quanto a organização institucional. Colocamo-nos à disposição para esclarecer dúvidas, aprofundar o entendimento sobre nossas demandas e colaborar com soluções que estimulem a presença dos alunos em todos os dias da semana.
Atenciosamente,
Turma 2026.2 de Cinema e Audiovisual (Ingressantes de 2023.1)

Os tomadores de decisão
Atualizações do abaixo-assinado
Compartilhar este abaixo-assinado
Abaixo-assinado criado em 25 de junho de 2025