Inclusão da Vacina contra Meningite B e ampliação contra ACWY no Calendário do SUS

Inclusão da Vacina contra Meningite B e ampliação contra ACWY no Calendário do SUS

Início
14 de julho de 2022
Petição para
Presidente da República (Presidente do Brasil)
Assinaturas: 54Próxima meta: 100
Apoie já

A importância deste abaixo-assinado

Iniciado por Daniela Schwery

De evolução rápida, podendo chegar ao óbito em 24 horas, a meningite é uma inflamação grave das meninges – membranas que recobrem o cérebro e toda medula espinhal, causada pela bactéria Neisseria Meningitidis, e os grupos A, B, C, W e Y são responsáveis por mais de 95% dos casos com taxa de morte na casa dos 20%.

A meningite B não tem vacina prevista no calendário do SUS, a vacina já foi aprovada pela ANVISA e é necessária para redução desses casos. Ela está disponível apenas na rede particular e seu preço é elevado, o que dificulta a ampla vacinação e assim as pessoas se protegerem e protegerem sua família de uma doença que pode ser fatal.

Já a vacina contra meningite ACWY foi incorporada apenas em 2020 ao calendário Nacional de Vacinação do SUS para crianças de 11 e 12 anos. Para crianças de 3 meses a 5 anos e adolescentes de 13 e 14 anos, a vacina oferecida pelo SUS continua sendo a Meningocócica C.

Ambas as vacinas contra ACWY e B devem ser incorporadas ao calendário de vacinação do SUS e aplicadas em  bebês a partir de 6 semanas de idade e 2 meses respectivamente e terem seus devidos reforços fornecidos pela rede pública de saúde do Brasil.  

Apoie já
Assinaturas: 54Próxima meta: 100
Apoie já